O ex-premiê da Itália Silvio Berlusconi foi diagnosticado com leucemia, disse a Reuters, por meio de uma fonte familiarizada com o assunto nesta quinta-feira (6), um dia depois dele ser internado em uma unidade de terapia intensiva com problemas respiratórios.
O político de 86 anos, cujo império de mídia o transformou em um bilionário, está sendo tratado em uma unidade cardíaca do hospital San Raffaele, em Milão.
Não houve nenhum comentário oficial sobre sua condição, mas a fonte confirmou o diagnóstico de leucemia, um câncer das células sanguíneas, em uma reportagem do jornal Corriere della Sera.
A agência de notícias italiana Ansa informou que Berlusconi havia começado a quimioterapia, com um tratamento inicial no hospital na quarta-feira. Ele permanecia em uma condição estável nesta quinta-feira, acrescentou a reportagem.
Dois dos filhos de Berlusconi, Marina e Luigi, chegaram ao hospital nesta quinta-feira, mas não falaram com repórteres e equipes de filmagem que esperavam do lado de fora.
O partido Forza Italia, de Berlusconi, faz parte da coalizão de direita da primeira-ministra Giorgia Meloni, embora o ex-premiê não tenha um papel no governo.
O partido divulgou um comunicado dizendo que Berlusconi havia falado pela manhã com aliados importantes do Forza Italia e pediu “compromisso máximo” no Parlamento. “O país precisa de nós”, disse ele.
A saúde de Berlusconi piorou nos últimos anos. Ele fez uma cirurgia cardíaca em 2016, teve câncer de próstata e tem sido internado repetidamente no hospital desde que contraiu Covid-19 em 2020.