O ex-deputado estadual Paulo Braga Miranda recebeu, na manhã desta última segunda-feira (9), a Comenda 2 de Julho, maior honraria concedida pelo Parlamento da Bahia, em solenidade no plenário da Assembleia Legislativa. Proposta pelo deputado Bobô (PCdoB), a sessão especial foi presidida pelo chefe do Legislativo, deputado Nelson Leal (PP), e contou, na Mesa, com a presença do deputado Luciano Simões Filho (DEM), entre outras autoridades.
A trajetória empresarial e política de Paulo Braga foi destaque no discurso de Bobô. Natural de Antônio Gonçalves, o homenageado é, segundo o comunista, reconhecido por sua importante obra em prol da região de Senhor do Bonfim, tendo sido eleito deputado estadual para o mandato de 1995 a 1999. Na ALBA, destacou-se na presidência da Comissão da Seca, dos Recursos Hídricos e da Irrigação. “Entre as mais importantes propostas que apresentou como deputado está a da construção da barragem do rio Aipim, que abastece os municípios de Antônio Gonçalves, Campo Formoso e Senhor do Bonfim”, destacou Bobô.
De acordo com o autor da homenagem, Paulo Braga deu contribuição significativa ao desenvolvimento de Senhor do Bonfim e nada mais justo que o reconhecimento por seu trabalho seja em vida. “O ex-deputado tem um legado importante para o município e a região na área social. É reconhecido pela atenção especial às necessidades do seu povo e da cidade, sendo doador de vários terrenos para a construção de equipamentos públicos na saúde, como o da policlínica regional, e na educação, como o ginásio municipal, que leva o seu nome, e a sede do Ifba (Instituto Federal da Bahia)”.
“Paulo é uma das pessoas mais generosas e parceiras de Senhor do Bonfim e dos bonfinenses…. Essa é uma das comendas mais merecidas que, nestes cinco anos de Parlamento, eu pude entregar”, afirmou Bobô.
O presidente da ALBA, Nelson Leal, parabenizou Paulo Braga pelos atos generosos em prol da população de Senhor do Bonfim e região. “Fui muito tocado na visita ao município, com o governador Rui Costa (na ocasião da inauguração da policlínica regional), quando soube da generosidade costumeira do amigo. No momento em que estamos vivendo, de frieza, relações tão distantes, é fundamental que a gente procure fazer de exemplo pessoas que enxergam a sociedade de forma mais inclusiva”, afirmou o chefe do Legislativo, que ainda agradeceu a Paulo Braga não só pela doação do terreno da policlínica, mas por tantos outros atos que, para ele, “a cidade de Senhor do Bonfim guardará sempre no coração”.
Já o deputado Luciano Simões Filho (DEM) iniciou sua fala afirmando que toda obra estruturante em Senhor do Bonfim tem a digital de Paulo Braga, seja no esporte, na educação, na área da saúde. “Existe uma marca forte da atenção desse baiano que tem como grande legado o amor por sua terra, por Senhor do Bonfim. Foi realmente um deputado regional. Vejam o que Bobô falou aqui da represa. Até hoje a cidade de Senhor do Bonfim não tem grandes problemas de água por causa do projeto de Paulo Braga”, disse.
Luciano também ressaltou a vida ilibada de Paulo Braga, colocando os interesses do povo sempre acima dos seus. “Gostaria de destacar aqui que a proposição do deputado Bobô foi aprovada por unanimidade. Nenhum voto contra. São 63 deputados nesta Casa. São 15 milhões de baianos fazendo essa homenagem ao que você fez como deputado estadual, ao que você fez como empreendedor na Região Norte do Estado e ao grande homem que você é, seja fazendeiro, seja homem público, seja o cidadão de bem de Senhor do Bonfim, acima de tudo”, finalizou.
O homenageado Paulo Braga foi bastante sucinto. Agradeceu a todos pela homenagem e lembrou de sua passagem pela política. “Quando fui deputado aqui, lutei muito pela nossa região, pelo nosso Senhor do Bonfim. Conseguimos muitos quilômetros de asfalto para a cidade, por indicação nossa. Bonfim não tinha água, se bebia água salobra do açude do Sonhém. Conseguimos, então, a barragem do Aipim”, recordou.
Braga lembrou também que, no período em que foi deputado, o Parlamento deu a aprovação para que o Governo da Bahia, de Paulo Souto, tivesse o recurso do Banco Interamericano do Desenvolvimento (BID), para construir a barragem de Itapicuru. “Lembro que lutei muito para melhorar a saúde, a educação, as estradas. Lutei muito por nossa região. Tudo que pude fazer, eu fiz. Denunciei aqui corrupções em Senhor do Bonfim. Quero dizer que tudo que Bonfim me pediu que eu pude fazer e doar e dedicar para que a cidade melhorasse, eu fiz. E continuo por lá. O que eu puder fazer ainda pela região, eu faço”, concluiu.
Além dos citados, integraram a Mesa dos Trabalhos o prefeito de Senhor do Bonfim, Carlos Brasileiro, o vice-prefeito, José Antônio, o vereador Laércio Júnior, o prefeito de Filadélfia, Louro Maia, e a procuradora de Justiça Miria Valença Gois.