É preciso fazer mais para tratar da segurança ferroviária diante das centenas de descarrilamentos de trens que ocorrem a cada ano, disse o secretário de Transportes dos Estados Unidos, Pete Buttigieg, nesta quinta-feira.
“A segurança ferroviária é algo que evoluiu muito ao longo dos anos, mas claramente há mais a ser feito”, disse Buttigieg ao Yahoo Finance. Ele observou que ocorrem cerca de 1.000 descarrilamentos de trens anualmente e disse que isso mostra a “necessidade de continuar elevando o nível de segurança ferroviária”.
O descarrilamento de um trem operado pela Norfolk Southern em 3 de fevereiro causou um incêndio que enviou uma nuvem de fumaça sobre a cidade de East Palestine, em Ohio, forçando milhares de residentes a se retirarem enquanto as equipes ferroviárias drenavam e queimavam produtos químicos tóxicos. Não houve relatos de mortes ou feridos.
O incidente levou parlamentares a pedirem um endurecimento dos regulamentos de segurança ferroviária.
Desde o acidente, os moradores reclamam de dores de cabeça e questionam os impactos da poluição, enquanto os sindicalistas ferroviários dizem que há muito alertam que acidentes assim podem acontecer porque os cortes de custos das ferrovias prejudicaram as medidas de segurança.