sábado 21 de setembro de 2024
Home / DESTAQUE / Estaleiro Enseada na Bahia renova licença para instalar terminal às margens do Paraguaçu
quinta-feira 29 de agosto de 2024 às 08:29h

Estaleiro Enseada na Bahia renova licença para instalar terminal às margens do Paraguaçu

DESTAQUE, NOTÍCIAS, RECÔNCAVO BAIANO


Dando mais um passo na retomada das atividades no Estaleiro Enseada Paraguaçu, que fica localizado no município baiano de Maragogipe, Recôncavo Baiano, a empresa Enseada Indústria Naval teve segundo Mauricio Leiro e Gabriel Lopes, do portal Bahia Notícias, a renovação da licença de instalação renovada por mais três anos.

A portaria foi publicada nesta semana pelo Governo da Bahia, através do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema). Responsável pela administração do local e uma empresa do grupo Novonor (ex-Odebrecht), a Enseada Indústria Naval S.A. foi autorizada a instalar um terminal de líquidos e granéis.

Segundo o documento, o espaço será destinado a recepção, armazenamento temporário e distribuição de combustíveis (óleo diesel, gasolina, álcool hidratado, álcool anidro e biodiesel). A portaria também indica que o terminal terá capacidade para estocar 39.962 toneladas de combustíveis no local.

No mês passado, ainda conforme o Bahia Notícias, o Estaleiro Enseada anunciou a retomada das atividades operacionais no empreendimento fundado em 2012 para atender demandas do pré-sal. À época, resultou em um investimento de R$ 5 bilhões. Em 2015, contudo, com crise no setor, a empresa praticamente suspendeu as atividades e, em 2019 , entrou com pedido de recuperação judicial.

Quando o estaleiro Enseada na Bahia estava em construção em 2015 – Foto: Divulgação/Arquivo

A divulgação da novidade no mês de julho ocorreu em meio ao anúncio da Petrobras e Transpetro da retomada da indústria naval. A Enseada então comunicou a volta dos trabalhos com perspectiva de geração de mais 500 empregos diretos e 2,5 mil indiretos.

Além disso, foi assinado um protocolo de intenções entre o Consórcio que administra o local e o Governo da Bahia, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, com investimento previsto de R$ 9 milhões.

Complexo de instalações

Com uma área de 1.600.000 m² localizado às margens do Rio Paraguaçu, na Bahia, o Enseada é o único estaleiro de 5ª Geração do Brasil e produtividade para atender demandas domésticas e internacionais.

No auge, o estaleiro chegou a gerar 7.462 empregos diretos, sendo 3.588 deles somente na cidade de Maragogipe (75% dos empregos formais do município) e de outros municípios da região, como Salinas das Margaridas, Itaparica e Vera Cruz, dentre outros.

Veja também

Israel diz que matou 9 comandantes do Hezbollah no Líbano

As Forças Armadas de Israel, também conhecidas como Tzahal, afirmaram, neste sábado (21), que mataram …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!