segunda-feira 24 de março de 2025
Foto: Reprodução
Home / NOTÍCIAS / Ernesto Araújo incendeia Congresso às vésperas de votação de embaixadores
segunda-feira 21 de setembro de 2020 às 16:40h

Ernesto Araújo incendeia Congresso às vésperas de votação de embaixadores

NOTÍCIAS


O chanceler Ernesto Araújo acentuou a crise gerada pela visita ao Brasil do secretário de Estado americano, Mike Pompeo. Segundo a coluna de Lauro Jardim, ao rebater as críticas de Rodrigo Maia (DEM), o ministro das Relações Exteriores reuniu em torno do deputado ex-chanceleres e provocou uma reação de senadores.

O acirramento ocorre na semana em que 32 nomes de embaixadores vão a sabatina e a voto na Comissão de Relações Exteriores e no plenário do Senado, cujos integrantes estão em Brasília para as primeiras sessões presenciais desde março, quando a Casa passou a funcionar remotamente em razão da pandemia. Entre os nomes, está o de Nestor Forster, indicado para a Embaixada em Washington.

O movimento no Senado é capitaneado por Telmário Mota (PROS-RR), que, acusando o governo de destruir as relações diplomáticas com a Venezuela, já escreveu uma carta a Jair Bolsonaro pedindo o afastamento de Araújo.

O assunto foi tratado no grupo de WhatsApp dos senadores na tarde deste domingo. No plenário, a oposição ainda tentará aprovar um requerimento do senador Humberto Costa (PT) com a convocação de Araújo para falar sobre o episódio.

Na CRE, Jaques Wagner (PT) vai puxar, juntamente com Kátia Abreu (PP-TO), uma obstrução dos trabalhos.

A trapalhada provocada pelo ministro vai render muito estresse para ser contornado pelos líderes do governo no Senado.

Presidente da comissão, Nelsinho Trad (PSD-MS) admite o abacaxi às vésperas da votação, que vem sendo organizada nas últimas semanas a muito custo, já que, além de acordos políticos, envolve o deslocamento de senadores a Brasília em meio à pandemia. Mas diz que manterá a pauta. Trad prega que muitos dos embaixadores sabatinados não concordam com os “acontecimentos em Roraima”, diferentemente do que prega o chefe Araújo.

Veja também

Número de mortos em Gaza ultrapassa 50 mil, dizem autoridades ligadas ao Hamas

Marca foi ultrapassada após novos bombardeios israelenses contra enclave palestino, informaram autoridades de saúde subordinadas …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!