O presidente Recep Tayyip Erdogan, 69, que busca a reeleição na Turquia, aparece em vantagem na apuração dos votos do segundo turno, realizado ao longo deste domingo (28). No poder desde 2003, Erdogan é considerado favorito e, caso a vitória se confirme, terá um novo mandato de cinco anos, até 2028.
Com 66,6 % das urnas apuradas, o presidente aparece com 54,7% dos votos, à frente do adversário, Kemal Kilicdaroglu, 74, que tem 45,2%. Os números são divulgados pela agência de notícias estatal, a Anadolu.
Kilicdaroglu lidera uma coligação de seis partidos de oposição. No primeiro turno, há duas semanas, Erdogan ficou à frente, com 49,5% a 44,9%, e sua coligação conquistou a maioria das vagas no Parlamento, com 323 das 600 cadeiras.
Vitorioso nas urnas três vezes como premiê e outras duas como presidente, após promover mudanças nas regras eleitorais e na Constituição, Erdogan enfrentou a disputa mais acirrada de sua história política – esta foi a primeira vez que uma eleição presidencial foi para o segundo turno no país.