A mineradora Equinox vai reativar a exploração de ouro no município de Santaluz, norte da Bahia. A boa notícia foi apresentada por executivos da empresa à Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM) na última sexta-feira (24). O presidente da CBPM, Antônio Carlos Tramm, parabenizou os representantes da Equinox pelas providências que já estão sendo tomadas.
“São mais 1500 postos que serão abertos no interior do estado. A mineração é um dos setores que menos sofreu com a retração econômica e certamente será um dos pilares da recuperação baiana no pós-covid”, completou Tramm.
Durante a etapa de reativação, devem ser gerados 1500 empregos e a operação comercial está prevista para começar em agosto do ano que vem.
Segundo a Equinox, serão investidos inicialmente 400 milhões de reais na reativação. A produção estimada é de 100 mil onças de ouro por ano. Os estudos iniciais para implantação da mina C1 Santaluz foram feitos pela CBPM.
Participaram da reunião, além do presidente da CBPM, o diretor técnico Rafael Avena, o chefe de gabinete Carlos Borel e o gerente de empreendimentos minerais Albert Hartmann. Pela Equinox, estiveram presentes o vice-presidente de sustentabilidade e licenciamento, Cesar Torresini e o gerente de segurança e meio ambiente, Luiz Lourenço Fregadolli.