O neurocirurgião Fernando Gomes falou na CNN Brasil sobre o tumor no cólon, descoberto em Pelé.
Aos 80 anos, o tricampeão mundial pela seleção brasileira, e com 1.200 gols contabilizados na carreira, fez uma cirurgia no cólon para a retirada de um tumor. A doença foi descoberta depois de Pelé passar por exames de rotina na última semana.
Segundo o Hospital Albert Einstein, em São Paulo, onde o rei do futebol segue internado, o material retirado na cirurgia vai passar por uma análise patológica para que os médicos descubram a natureza do tumor.
“Nosso intestino é um tubo que começa pela boca e vai até a região do ânus. É a região onde as fezes são formadas, onde existe uma maior absorção de água e requer uma atenção especial referente ao surgimento de verticilos e também da transformação e surgimento de câncer”, explicou o médico.
Segundo Fernando Gomes, o tumor no cólon tem alguns sintomas comuns de qualquer problema intestinal, mas que precisam receber atenção, como dores no abdômen, pélvis ou reto, presença de sangue nas fezes, constipação, diarreia e obstrução intestinal.
“Esses sinais aparecem de forma lenta e progressivamente. É mais comum que surja em pessoas com idades mais avançadas, depois dos 50 anos de idade. E, muitas vezes, o diagnóstico é feito em exames de rotina.”