sexta-feira 21 de junho de 2024
Primeiro-vice-presidente do Irã, Mohammad Mokhber Rouzbeh Fouladi/Zuma/Alamy Live News/AP/File
Home / Mundo / MUNDO / Entenda como funciona a sucessão presidencial do Irã
segunda-feira 20 de maio de 2024 às 06:19h

Entenda como funciona a sucessão presidencial do Irã

MUNDO, NOTÍCIAS


A Constituição iraniana determina que, quando morre o presidente, o primeiro vice-presidente assumirá, com a aprovação do Líder Supremo, os poderes e funções do presidente de maneira interina.

Além disso, a constituição determina que os três chefes dos poderes da república – o vice-presidente, o presidente do parlamento e o chefe do poder judiciário – devem organizar uma eleição para escolher um novo líder no prazo de 50 dias após o vice-presidente assumir o papel de presidente em exercício.

O primeiro vice-presidente, Mohammad Mokhber, depende de aprovação do líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei, para assumir o cargo. Autoridades disseram anteriormente que Mokhber estava a caminho da área onde o helicóptero do presidente caiu.

O líder supremo do Irã serve como árbitro final dos assuntos internos e externos na República Islâmica, ofuscando os poderes do presidente do país.

Ao contrário do seu antecessor, o antigo presidente moderado Hassan Rouhani, Raisi promoveu uma aliança estreita com Khamenei. Muitos iranianos acreditavam que Raisi seria alçado ao posto de liderança suprema quando Khamenei morresse.

Veja também

Morre aos 101 anos dona Celeste Arantes, mãe de Pelé

Faleceu nesta sexta-feira (21), aos 101 anos, Dona Celeste Arantes, mãe de Edson Arantes do …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!