Mais turismo internacional e mais emprego e renda. Foi dessa forma que o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, descreveu a nova rota ligando a cidade de Porto, em Portugal, a Recife. A conectividade será feita pela Azul Linhas Aéreas e foi anunciada em uma reunião no Ministério de Portos e Aeroportos, no fim da tarde desta terça-feira (24). É o primeiro voo conectando as duas cidades e a expectativa é que atraia mais turistas europeus para a capital pernambucana, além de todo o Nordeste.
Além de Freixo e do ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, participaram do encontro o prefeito de Recife, João Campos, o deputado federal Felipe Carreras (PSB-PE), o secretário de Turismo e Lazer do município, Antônio Coelho e o vice-presidente da Azul, Fábio Campos. Após o encontro, ao lado do ministro, Freixo comemorou a nova rota.
“É um voo muito importante, que vai começar ainda esse ano. É uma rota que liga o Nordeste à Europa, um mercado muito importante, conectando Portugal ao Nordeste brasileiro, gerando mais emprego e mais renda, através de uma agenda conjunta que temos com o presidente Lula”, ressaltou Freixo.
O ministro, por sua vez, lembrou que o turismo internacional vem crescendo no Brasil. “Quero parabenizar por todo o trabalho que o Freixo vem fazendo à frente da Embratur. Tanto é que o turismo internacional vem crescendo muito no Brasil. Tivemos os três melhores meses da história do País. Marcelo Freixo, a gente, o presidente Lula, estamos buscando a captação de novos voos para o Brasil e hoje anunciamos o voo Recife-Porto, que vai internacionalizar a Azul para o mercado europeu, e isso significa mais turismo, mais emprego, mais renda”, detalhou.
Durante a reunião, o prefeito de Recife agradeceu ao presidente da Embratur, ao ministro de Portos e Aeroportos e, também, ao ministro do Turismo, Celso Sabino, por trabalharem pela nova rota. “A marca que conquistamos não é pequena. Para a nossa região, é muito importante. Isso não seria possível se não fosse o Hub da Azul em Recife e sem a liderança do ministro Silvio, do ministro Celso e de Marcelo Freixo.”
Já o vice-presidente da Azul, Fábio Campos, destacou o trabalho conjunto das autoridades para transformar o Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes Gilberto Freyre em um hub. “Recife é um lugar que recebe todo o Nordeste. Esse voo é importante e não é só mais uma rota. É histórico. É o primeiro voo ligando Recife a Porto”.