domingo 23 de junho de 2024
Embasa e Bahiagás firmam protocolo de intenção para geração de bioenergia - Foto: Divulgação
Home / NOTÍCIAS / Embasa e Bahiagás firmam protocolo de intenção para geração de bioenergia
sábado 25 de maio de 2024 às 07:44h

Embasa e Bahiagás firmam protocolo de intenção para geração de bioenergia

NOTÍCIAS


A Embasa e a Bahiagás firmaram protocolo de intenção para investimento em projetos pilotos para a geração de bioenergia por meio de aproveitamento dos resíduos gerados nas estações de tratamento de esgoto. A assinatura ocorreu na quinta-feira (23) ao final da plenária “Transição Energética na Bahia”, durante a Feira Bahia Oil & Gas Energy, realizada no Centro de Convenções de Salvador. O documento foi assinado pelos diretores Técnico e de Planejamento da Embasa, Clécio Cruz, e Técnica e Comercial da Bahiagás, Larisse Steliano.

Esta parceria, segundo Clécio Cruz, será fundamental para trazer a sinergia necessária para o desenvolvimento de estudos de reaproveitamento do gás biometano produzido nas estações de tratamento de esgoto operadas pela empresa. “Entraremos com as nossas estruturas e equipes que já operam e monitoram o efluente tratado para, juntamente, com a Bahiagás prospectar as tecnologias necessárias para transformar o biometano em energia limpa”, explica.

Foto: Ascom/Embasa

Neste primeiro momento, o estudo será realizado em uma estação de tratamento modelo para os devidos ajustes operacionais para monitoramento do processo de tratamento, do efluente tratado e do logo gerado, para avançar nos estudos de transformação destes resíduos em bioenergia em estruturas maiores. Segundo Clécio, o protocolo já é um resultado do inventário das emissões de efeito estufa desenvolvido pela Embasa na política ESG (Ambiental, Social e Governança), que mapeia os impactos ambientais com a prestação dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário.

Para Larisse Steliano, o protocolo de intenções será a oportunidade de reunir os esforços das equipes técnicas das empresas, cada em seu modelo de negócio e área de atuação, buscando uma solução única que proporcionará maior sustentabilidade ambiental, e futura geração de renda com o consumo de energia limpa e renovável. “A Bahiagás é uma companhia indutora do desenvolvimento do gás canalizado, em especial o gás natural, que é a vanguarda da transição energética para uma economia de baixo carbono”, afirma.

Foto: Ascom/Embasa

Por meio dos convidados, a plenária “Transição Energética na Bahia”, organizada pela Bahiagás, contextualizou as oportunidades atuais da transição energética para fontes renováveis, amparado no tripé: segurança energética, sustentabilidade ambiental e equidade energética. Além dos representantes da Bahiagás e Embasa, participaram do debate o superintendente de Energia e Comunicações da Seinfra, Celso Rodrigues, diretora geral do Departamento e Pesquisas Socioeconômicas da Agerba, Tahis Flores Soares; o assessor especial da Sema, Roberto Carneiro; e o superintendente de Planejamento e Gestão Territorial da Sedur, Gustavo Campos.

Veja também

Alckmin comemora dados de produção agroindustrial em abril

O vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) comemorou neste último sábado (22) dados divulgados pelo Centro de …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!