sexta-feira 27 de dezembro de 2024
José Acácio é o Diretor-Geral da SEI - Foto: Divulgação
Home / NOTÍCIAS / Em setembro, Salvador sediará o Geopublica 2024
quinta-feira 11 de julho de 2024 às 18:58h

Em setembro, Salvador sediará o Geopublica 2024

NOTÍCIAS


Vem aí o Geopublica 2024, encontro anual de produtores e usuários de geoinformação do estado da Bahia. Em sua 13ª edição, o evento, que se consolidou como referência no calendário nacional do segmento, abordará o tema Gestão pública: geoinformação e compromissos de governo, de 11 a 13 de setembro, em Salvador.

Serão dois dias de painéis, dias 11 e 12 de setembro, em local a ser divulgado. No dia 13, encerrando o evento, serão oferecidos minicursos online gratuitos, uma tradição que visa a capacitar e atualizar os participantes em habilidades e ferramentas técnicas, fortalecendo a comunidade da geoinformação em todo o Brasil.

A programação incluirá o painel nacional sobre “Políticas territoriais e geoinformação” e, regionalmente, o painel “Geoinformação: um compromisso de governo”, destacando aplicações no Plano Plurianual (PPA) 2024-2027 na Bahia, além de exemplos do uso da geoinformação em órgãos estaduais.

O Geopublica é realizado pela Comissão Estadual de Cartografia e Geoinformação (Cecar), sob coordenação da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), em parceria com o Grupo Temático de Informações Geoespaciais (GTIGeo), vinculado ao Comitê de Gestores de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado da Bahia (Fortic).

São esperados pesquisadores, estudantes, terceiro setor, iniciativa privada e gestores públicos. A abertura das inscrições está prevista para a primeira semana de agosto, com o lançamento do site do evento, no portal da SEI: www.sei.ba.gov.br.

O que é o SEI?

Sistema Eletrônico de Informações (SEI) é um sistema de gestão de processos e documentos arquivísticos eletrônicos, desenvolvido pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), escolhido como a solução de processo eletrônico no âmbito do projeto Processo Eletrônico Nacional (PEN) e José Acácio é o Diretor-Geral da SEI.

O SEI é uma ferramenta que permite a produção, edição, assinatura e trâmite de documentos dentro do próprio sistema, proporcionando a virtualização de processos e documentos, permitindo atuação simultânea de várias unidades ao mesmo tempo em um mesmo processo. O Sistema permite que unidades, mesmo distantes fisicamente, atuem de forma simultânea no mesmo processo, o que colabora para reduzir o tempo de realização das atividades.

O SEI tem ainda vantagens tecnológicas e econômicas importantes para as organizações públicas:

  • PORTABILIDADE: 100% Web e acessado por meio dos principais navegadores do mercado: Internet Explorer, Firefox e Google Chrome;
  • ACESSO REMOTO: pode ser acessado remotamente por diversos tipos de equipamentos, como microcomputadores, notebooks, tablets e smartphones de vários sistemas operacionais (Windows, Linux, IOS e Android);
  • ACESSO DE USUÁRIO EXTERNO: pode ser acessado por pessoas previamente autorizadas, para acompanhamento de determinados processo e/ou para assinarem remotamente determinados tipos de documento;
  • SISTEMA INTUITIVO: estruturado com boa navegabilidade e usabilidade;
  • ECONOMIA: nos contratos de compra de papel, material de escritório e serviço de postagem; redução de custos em logística e transporte de documentos;
  • TRANSPARÊNCIA: permite maior produtividade, rapidez, transparência e segurança aos trâmites administrativos;
  • TRAMITAÇÃO EM MÚLTIPLAS UNIDADES: várias unidades podem ser demandadas simultaneamente a tomar providências e manifestar-se no mesmo expediente administrativo;
  • FUNCIONALIDADES ESPECÍFICAS: controle de prazos, ouvidoria, estatísticas da unidade, tempo do processo, base de conhecimento, pesquisa em todo teor, acompanhamento especial, inspeção administrativa, modelos de documentos, textos padrão, sobrestamento de processos, assinatura em bloco, organização de processos em bloco, acesso externo, entre outros.

Veja também

Oposição pede impeachment de presidente interino na Coreia do Sul

Han Duck-soo é acusado de bloquear andamento da destituição de Yoon Suk Yeol, seu antecessor, …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!