Generais que participaram da reunião do Alto Comando do Exército nesta terça-feira (24) afirmaram de acordo com o blog de Gerson Camarotti, em concordar com o movimento proposto pelo comandante da força, general Tomás Paiva, para despolitizar os quartéis.
No encontro, o comandante do Exército repassou aos generais a orientação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para que a política seja retirada do Exército.
Em entrevista à jornalista Natuza Nery, da GloboNews, na última quarta-feira (18), Lula disse que era necessário “não politizar” as Forças Armadas e que não existe exército do Lula nem de Jair Bolsonaro (PL).
“É preciso que os comandantes assumam a responsabilidade de dizer: o soldado, o coronel, o tenente, o general, ele tem direito de voto, de escolher quem quiser para votar. Agora, como é um cargo de carreira, ele defende o Estado Brasileiro. Ele não é do Exército do Lula, ele não é do Bolsonaro, não foi do Collor, não foi do Fernando Henrique Cardoso”, disse Lula na entrevista.