domingo 22 de dezembro de 2024
Foto: Divulgação/CMS
Home / POLÍTICA / Em discussão fim do prazo de validade dos créditos do Salvador Card
quarta-feira 1 de julho de 2020 às 11:16h

Em discussão fim do prazo de validade dos créditos do Salvador Card

POLÍTICA


O fim do prazo de validade de 90 dias dos créditos do Salvador Card, proposta de um projeto de lei apresentado pela vereadora líder do PT na Câmara, Marta Rodrigues, será tema de uma audiência pública virtual, nesta quarta-feira (1º), logo mais às 14 horas.  O debate será transmitido ao vivo pela TV Câmara (canal 61.4) e pela rede social da emissora www.facebook.com/tveradiocam, por onde a população poderá participar com perguntas e comentários sobre o tema.

O projeto de lei apresentado pela petista é fruto da demanda de centenas de estudantes e passageiros que utilizam o sistema – através da meia passagem, vale eletrônico, bilhete avulso ou vale transporte – e que acabaram perdendo o dinheiro inserido como créditos pela não utilização durante 90 dias, uma vez que estão em quarentena e isolamento conforme as determinações da Organização Mundial de Saúde (OMS) no enfrentamento da pandemia da Covid19.

“No projeto, sugerimos que o prazo da validade seja extinto mesmo após a pandemia. É o correto e o mais justo com a população”, acrescenta Marta. No caso dos estudantes, o prejuízo está sendo ainda maior, uma vez que eles estão sem aula devido à determinação do Governo do Estado e da Prefeitura de Salvador.

“Muita gente tem reclamado do constrangimento que passa ao entrar no transporte público e o cartão sinalizar que não tem crédito. Já são mais de cem dias de quarentena em Salvador e os usuários do sistema acabaram perdendo dinheiro. É importante que esses créditos não expirem e possam ser utilizados a qualquer momento. Salvador tem uma população de maioria pobre e não é justo que percam os créditos para passagens que colocaram em seus cartões por causa da pandemia”, declara Marta.

Caso seja aprovado, o projeto irá beneficiar centenas de passageiros. Atualmente existem 200 mil cartões de meia passagem estudantil, 400 mil cartões de vale eletrônico e 500 mil cartões de bilhete avulso em Salvador.

Audiência

A audiência que acontece nessa quarta-feira vai contar com representantes da Agerba, das secretarias municipais de Desnvolvimento Urbano e de Mobilidade Urbana, da CCR Bahia (responsável pelo metrô), do Transcard e do Metropasse.

O debate favorável ao fim do prazo de validade tem tomado conta da população baiana. E, com o objetivo de fortalecer esta campanha a favor da aprovação do projeto, o mandato da vereadora Marta Rodrigues criou uma petição on-line para que a população possa expressar sua opinião favorável.

Basta entrar no site www.queromeuscreditos.martarodrigues.com e preencher os campos disponíveis.

Veja também

Datafolha: 69% defendem a democracia no Brasil; número era de 79% em 2022

Uma pesquisa divulgada pelo Datafolha nesta quarta-feira (18) apontou que 69% dos brasileiros preferem a …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!