segunda-feira 13 de maio de 2024
Foto: Reprodução
Home / Mundo / MUNDO / Em carta, primeira-dama da Turquia fala em carnificina em Gaza e violação não vista desde 2ª Guerra Mundial
sexta-feira 10 de novembro de 2023 às 11:45h

Em carta, primeira-dama da Turquia fala em carnificina em Gaza e violação não vista desde 2ª Guerra Mundial

MUNDO, NOTÍCIAS


Num apelo enfático, a primeira-dama da Turquia, Emine Erdogan, pediu apoio da presidência do Brasil contra o que ela chamou de “carnificina” de palestinos em Gaza, em violações ao direito internacional não vistas desde a “a segunda guerra mundial”.

O documento, ao qual o blog teve acesso, foi enviado ao gabinete da primeira-dama Rosângela Lula da Silva, a Janja. Nele, consta ainda um pedido para reunião ampla por um cessar-fogo humanitário na próxima quarta (15). Janja e Emine falam ao telefone nesta sexta, às 11h.

“Durante semanas, uma enorme carnificina vem ocorrendo nos territórios palestinos diante dos olhos do mundo”, escreveu Emine. Ela afirma que civis estão sendo bombardeados, inclusive, com armas químicas, o que Israel nega enfaticamente.

A primeira-dama da Turquia afirma que as violações deste conflito contam com uma “crueldade não vista desde a segunda-guerra mundial”.

O governo de Israel justifica a ofensiva, explicando que terroristas do Hamas estão infiltrados entre civis em Gaza, inclusive em hospitais e campos de refugiados.

O grupo terrorista promoveu em sete de outubro um ataque contra civis israelenses e de outras nacionalidades, vitimando mais de mil pessoas com armas e bombas. Desde então, Israel prometeu uma resposta implacável, que vem executando. A guerra já deixou mais de 11 mil vítimas, entre israelenses e palestinos.

O conflito reacendeu uma onda de antissemitismo, inclusive no Brasil. Segundo o vice-presidente da Confederação Israelita do Brasil (Conib), Daniel Bialsky, o número de atos antissemitas disparou mais de 1000% no último mês, durante a guerra.

Veja também

Imagens mostram vereador sendo morto com vários disparos em frente de sua casa; veja vídeo

Um vídeo de câmera de segurança revelou o momento em que o vereador Erasmo Morais …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas