Em agenda institucional no Distrito Federal, o vice-governador João Leão (PP), secretário do Planejamento, se reuniu com representantes dos Ministérios de Minas e Energia (MME), do Desenvolvimento Regional (MDR) e da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), para discutir demandas do Polo Agroindustrial e Bioenergético que está sendo implantado no Médio São Francisco da Bahia, na segunda (24) e nesta terça-feira (25). Junto com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Nelson Leal, também foram tratados assuntos sobre Energias Renováveis e projetos de desenvolvimento regional para a Bahia.
“Estamos aqui na capital do país para pleitear algumas demandas, em especial, no que se refere às Energias Renováveis. A região do São Francisco possui enorme potencial eólico e solar, em especial a Serra do Estreito. O que precisamos agora são de estudos de expansão de oferta de importação de energia elétrica na região. Trouxemos ainda uma lista de ações efetivas para desenvolver projetos de Desenvolvimento Regional, a exemplo da implantação do Polo Agroindustrial, que vai gerar 90 mil empregos, diretos e indiretos, estimular a atividade econômica e transformar a realidade social do Médio São Francisco”, afirma Leão.
Segundo Nelson Leal, titular da SDE, a ida a Brasília busca a integração do Estado e da União para potencializar o Polo Agroindustrial: “Ambos têm a ganhar em arrecadação, com a funcionalidade deste projeto. Buscamos parcerias com a esfera Federal para o Polo Agroindustrial através da Aneel e também com Fundo Nacional de Desenvolvimento a Educação (FNDE), pois com a Fazenda Escola Modelo da Barra teremos todas as condições de qualificar a mão de obra local para atuar no Polo”.
Para o desenvolvimento regional foram pleiteados a implantação de Distritos de Fruticultura Irrigada nos municípios de Itaberaba, Ibotirama, Barra e Angical. Criação da Companhia Hidroviária São Francisco, para obras de infraestrutura de navegabilidade no trecho de Bom Jesus da Lapa (FIOL) até Juazeiro, convênio entre o MDR e a Seplan para as atividades da Agenda Territorial (AGTER) e parceria Governo do Estado, MDR e Codevasf para reestruturação do Baixio do Irecê.