O Colégio Militar do estado de São Paulo completa cinco anos em atividade com vários motivos para comemorar. A unidade já conta quase 500 alunos atendidos e premiações em importantes competições acadêmicas e esportivas. Em pouco tempo, o colégio já começa a se tornar uma referência em educação na capital paulista. Neste dia 30, a escola de líderes celebrou essas conquistas no Solar dos Andradas, sua sede provisória.
A primeira turma do Colégio iniciou os estudos em março de 2020, em uma aula inaugural que reuniu 80 alunos. No ano passado, essa turma pioneira concluiu o Ensino Fundamental e, em 2024, tiveram início as atividades do Ensino Médio.
Um dos pioneiros, o aluno Jorge Miguel Kudlovics foi o primeiro a conquistar uma vaga em uma escola de carreira das Forças Armadas. Ele foi aprovado no concurso da Escola Preparatória de Cadetes do Ar, porta de entrada para a Academia da Força Aérea, onde se formam os oficiais de carreira da FAB.
Outros talentos também se destacaram fora do país. Em fevereiro deste ano, oito alunos participaram da International Talent Mathematics Contest (ITMC), na Tailândia. A competição reuniu estudantes de 10 países. A delegação do CMSP conquistou duas medalhas de prata, cinco de bronze e uma menção honrosa. Em abril, a Aluna Heloísa Maioli Venancio, do 7° ano, também competiu na Tailândia e conquistou a medalha de prata na International Mathematical Olympiad, que reuniu mais de cinco mil estudantes.
Na área esportiva, o Colégio iniciou sua trajetória de vitórias nas competições do Sistema Colégio Militar do Brasil. A primeira medalha de ouro foi conquistada nos Jogos da Amizade de 2023, pela Aluna Gabriela Muro, na modalidade natação. Em 2024, foram conquistadas 38 medalhas nos Jogos Regionais, em Juiz de Fora (MG).
Os alunos do Colégio Militar de São Paulo também são campeões em solidariedade. Em maio, diante da tragédia causada pelas chuvas no Rio Grande do Sul, estudantes, familiares e moradores da zona norte de São Paulo arrecadaram 10 toneladas de doações e enviaram às vítimas gaúchas. No mês seguinte, estudantes do Rio Grande do Sul receberam cartas de solidariedade de seus colegas do Colégio Militar de São Paulo.
Nas comemorações de seus cinco anos, o Comandante do Colégio Militar de São Paulo destacou essas e outras conquistas. “Nossos quase 500 alunos já apresentam resultados fantásticos no campo cognitivo, psicomotor, disciplinar e atitudinal. É o triunfo da união da nossa sociedade em prol da educação. A tríade Aluno, Família e Escola, trabalhando pela formação de jovens que serão os líderes da sociedade do amanhã”, afirmou o Coronel Alexandre Lückemeyer Machado Carrion.
Crescimento do Colégio
O Colégio Militar funciona provisoriamente no Centro Solar dos Andradas, sede do Centro de Preparação de Oficiais da Reserva de São Paulo. Para acompanhar o constante crescimento, uma sede definitiva está sendo construída em uma área do Campo de Marte, na Capital Paulista.