domingo 16 de junho de 2024
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva Foto: EVARISTO SA / AFP
Home / DESTAQUE / Em 8 meses, Lula perde aprovação da maioria e rejeição chega a quase 50%
sexta-feira 24 de maio de 2024 às 10:03h

Em 8 meses, Lula perde aprovação da maioria e rejeição chega a quase 50%

DESTAQUE, NOTÍCIAS, POLÍTICA


Prestes a completar um ano e meio de seu terceiro mandato à frente do Palácio do Planalto, o presidente Lula da Silva (PT) cambaleia na opinião pública e se aproxima da rejeição pela maioria do eleitorado. Em maio, o governo do petista soma 46,2% de aprovação e 49,6% de reprovação pelos brasileiros, segundo levantamento divulgado nesta sexta-feira, 24, pelo instituto Paraná Pesquisas.

A pesquisa reforça a tendência recente de queda na popularidade de Lula verificada desde o final do ano passado. Em agosto de 2023, o levantamento do mesmo instituto apontava que 54,3% dos eleitores aprovavam e 40,1% reprovavam o atual governo.

Quando questionados sobre como avaliam o governo, o percentual do eleitorado que classifica a gestão como “ótima” recuou de 15,9% para 10,6%. No extremo oposto, aqueles que consideram a administração federal “péssima” subiram de 23,7% para 31,3% nestes oito meses.

Melhor no Nordeste, pior no Sul

As maiores aprovações ao terceiro mandato de Lula vieram dos eleitores de 16 a 24 anos (59,8%), dos moradores da região Nordeste (56,9%) e dos brasileiros que têm até o ensino fundamental (56,5%).

Já as maiores reprovações se deram entre os evangélicos (62,8%), moradores da região Sul (60,3%) e eleitores com ensino superior (59,2%).

Mais erros, menos acertos

Além da avaliação geral, a pesquisa questionou os eleitores sobre ações do governo federal que beneficiam a população, e também sobre os erros cometidos pela gestão Lula desde o início do mandato. Apenas 29,4% dos entrevistados souberam dizer alguma medida federal positiva desde janeiro de 2023, enquanto 46,6% dos entrevistados foram capazes de citar algum tropeço do Planalto.

Entre os pontos bem avaliados pelo eleitorado, os investimentos mais mencionados foram no Bolsa Família (7,9%), educação pública (6,4%) e Minha Casa, Minha Vida (4,4%). Já as ações insatisfatórias mais citadas foram aumento ou reajuste de impostos (6,2%), falha no controle da inflação (4,4%) e fracasso no combate à corrupção (4,3%). Cada entrevistado poderia citar quantas respostas quisesse.

Pesquisa

O instituto Paraná Pesquisas entrevistou 2.020 eleitores em 160 municípios distribuídos pelos 26 estados e pelo Distrito Federal, entre os dias 27 de abril e 1º de maio. O grau de confiança do levantamento é de 95% e a margem de erro é estimada em 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos.

Veja também

Soldados russos continuam matando ao voltar da Ucrânia

Muitos militares que retornam do front apresentam sinais de estresse pós-traumático. Problema pode impactar sociedade …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!