segunda-feira 23 de dezembro de 2024
Foto: Cleia Viana/Câmara dos Deputados
Home / DESTAQUE / Elmar Nascimento diz que superbloco da Câmara “não quer celeuma com governo”
quarta-feira 12 de abril de 2023 às 18:29h

Elmar Nascimento diz que superbloco da Câmara “não quer celeuma com governo”

DESTAQUE, NOTÍCIAS, POLÍTICA


O líder do União Brasil na Câmara, o deputado pela Bahia Elmar Nascimento, afirmou nesta quarta-feira (12) conforme Lauriberto Pompeu, do O Globo, que o bloco majoritário do qual ele faz parte irá colaborar com o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. PP e União Brasil conseguiram articular o maior bloco da Casa, que reúne 173 deputados. O grupo tem a presença do PSB e PDT, siglas que indicaram quatro ministérios.

– Para isso e para significar que não há qualquer tipo de interesse de criar, sobretudo com o governo, qualquer tipo de celeuma, nós deputados que estão aqui representados pelos seus líderes, terão aqui um foro de discussão e decisões sempre pensando pelos interesses da população brasileira – declarou em entrevista coletiva após anúncio da formação do bloco.

Além do União Brasil, o bloco é formado pelo PP, partido do presidente da Câmara, Arthur Lira, e por PSDB, Cidadania, Solidariedade, Patriota, Avante, PSB e PDT. O deputado Felipe Carreras (PSB-PE), da base do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, será o primeiro a liderar o grupo. No segundo semestre, o deputado André Figueiredo (PDT-CE), também da base, irá comandar o bloco.

– Decidimos que esse colegiado tomará decisões que será coordenado por um rodízio líderes a ser iniciado por líderes experientes, compromissados com essa Casa, e que estão mais afinados com o governo – disse Elmar.

Nas redes sociais, Lira comemorou a criação do grupo e disse que ele serve para “somar, não confrontar”.

– O bloco é a demonstração de compromisso e responsabilidade com o país. Vamos somar, não confrontar. Atuar juntos na construção de políticas em prol da sociedade. Respeitando as opiniões e a diversidade. Esse é o melhor caminho para apreciação dos projetos importantes para o país – disse o presidente da Casa, que é aliado próximo de Elmar.

A articulação é uma reação a formação de outro bloco, que reúne MDB, PSD, Podemos e Republicanos, que reúne 142 deputados. Todos os partidos dos dois blocos apoiaram a reeleição de Lira, mas racharam neste início de legislatura. Os grupos vão disputar relatorias de projetos e propostas e cargos em comissões na Câmara de forma separada e tendem a se enfrentar na disputa pela sucessão de Lira em 2025. O presidente da Câmara tem sinalizado endosso a Elmar como seu sucesso, já o presidente do Republicanos, deputado Marcos Pereira (SP).

Além de Elmar, líderes de partidos governistas também discursaram e adotaram um tom de frente ampla na formação do grupo.

– Nós fomos muito questionados por estarmos fazendo um bloco parlamentar de partidos que não têm necessariamente convergência ideológica, mas todos esses partidos têm uma convergência na pauta democrática, queremos fazer uma frente ampla que garanta a governabilidade – declarou o líder do PDT, André Figueiredo (CE).

O líder do bloco, Felipe Carreras, seguiu na mesma linha. – Nós do PSB, aliados de primeira hora do presidente Arthur Lira, vamos iniciar a largada desse bloco simbolizando que é um bloco que vai procurar ajudar o presidente Lula a pavimentar governabilidade e ter uma base sólida aqui na Câmara – declarou

Veja também

Ala do PT prefere Centrão a Paulo Pimenta na liderança do governo na Câmara

A ida de Paulo Pimenta para a liderança do governo Lula na Câmara, após sair da Secretaria de Comunicação Social …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!