O líder do União Brasil na Câmara, deputado federal Elmar Nascimento (União Brasil), defendeu comforme reortagem de Raphael Di Cunto e Julia Lindner, do jornal Valor, que a sua legenda forme uma Federação com o PP e o Republicanos. A junção entre as três siglas ainda não se concretizou devido a impasses nos estados.
Conforme o Estadão, o assunto voltou à tona durante a convenção que elegeu o advogado Antônio Rueda como novo presidente do União Brasil, na quinta-feira (29). Quem marcou presença no evento foi o presidente nacional do PP, Ciro Nogueira, o que deu margem para as especulações sobre a adesão.
“Eu espero que, a partir de amanhã, internamente, a gente possa voltar a discutir a nossa federação, que é uma coisa importante para o Brasil. Eu sei que nós, junto com o PP e, talvez o Republicanos, podemos trilhar um caminho muito positivo”, disse Elmar à publicação.
Na última terça-feira (27), o pepista teve uma reunião com o deputado federal Marcos Pereira (SP), presidente do Republicanos, para debater uma possível Federação entre as duas legendas. Mas, se elas e o União Brasil fecharem uma federação, teriam uma bancada de 149 deputados na Câmara e 17 senadores.