Em mensagem oficial divulgada pelo perfil da família real britânica nas redes sociais, no último sábado (5), a rainha Elizabeth II disse querer que a duquesa de Cornualha, Camilla Parker-Bowles, receba o título de “rainha consorte” quando o príncipe Charles assumir o trono no Reino Unido.
– E quando, no devido tempo, meu filho Charles se tornar rei, sei que vocês darão a ele e a sua mulher, Camila, o mesmo apoio que têm me dado. E é meu sincero desejo que, quando chegar a hora, Camila seja conhecida como Rainha Consorte ao continuar seu leal serviço – declarou a rainha.
No texto, a mãe do príncipe Charles, que completa 70 anos de reinado neste domingo (6), escreveu sobre se sentir otimista com o futuro e discorreu brevemente sobre os progressos britânicos nestas sete décadas.
Quando Charles e Camilla se casaram, em 2005, a família real informou que a intenção do príncipe era que a mulher se mantivesse como princesa consorte quando ele fosse coroado rei. Na época, a decisão foi interpretada como reconhecimento da sensibilidade do tema, já que o título de rainha consorte estava destinado à princesa Diana, primeira mulher de Charles.
Camila já havia tido um romance com Charles antes do namoro do Príncipe com Diana. Após o casamento do futuro Rei da Inglaterra, ele e Camila mantiveram contato. Após a morte de Lady Di, Charles e Camila assumiram que estavam juntos e se casaram posteriormente.