Após ouvir um anúncio da realização da biometria na cidade, Américo Marques Souza, nascido em 18 de novembro de 1918, foi até o posto de atendimento eleitoral de Almadina, interior do estado, para fazer seu cadastro biométrico. Embora o voto seja facultativo para ele – segundo a Constituição Federal (artigo 14, inciso II, parágrafo 1º) – Américo fez questão de exercer a cidadania para valer sua vontade na urna. “Tô com 101 anos e consigo dar um voto pelo meu Brasil, não posso esquecer”, diz orgulhoso.
O eleitor com mais de 70 anos de idade, que quer continuar a votar – assim como Américo – deve fazer a biometria no município que esteja realizando o cadastramento obrigatório. Eleitores nessa faixa etária que não participarem do procedimento terão o título cancelado e não estarão aptos ao exercício do voto. No entanto, por serem eleitores facultativos, essas pessoas não sofrerão restrições na vida civil, a exemplo da suspensão do CPF e/ou passaporte, impossibilidade de obter empréstimos, e dificuldades para recebimento de aposentadorias ou benefícios federais.
Em Almadina – Américo está nesta conta – há 566 eleitores (de um total de cinco mil), com mais de 70 anos aptos a votar. Na Bahia, o número de cidadãos nessa faixa etária é 735 mil. Já em Salvador, a população eleitoral acima dos 70 anos é de quase 80 mil.
A Justiça Eleitoral incentiva pessoas com mais de 70 a fazer sua biometria. Cinthia Oliveira, servidora do posto de atendimento de Almadina diz que, assim como Américo, outros eleitores com voto opcional têm procurado o cartório para realizar o recadastramento. “Atitudes como esta do senhor Américo reafirma o compromisso do cidadão com a democracia, mantendo assegurado o direito de escolher seus representantes”, pontua a servidora.
Atualmente, o cadastramento biométrico é obrigatório na cidade de Almadina e em mais 241 municípios. O prazo termina no próximo dia 18 de fevereiro de 2020. O procedimento biométrico é simples e rápido. O eleitor – idoso ou não – deve apresentar documento oficial original de identificação, comprovante de residência recente (com data de emissão nos últimos três meses) e o título de eleitor, caso possua.
O atendimento é feito presencialmente ou por agendamento. Para marcação de dia e horário específicos, o cidadão deve acessar o site www.agendamento.tre-ba.jus.br ou ligar para o 0800 071 6505. O agendamento também pode ser feito por mensagem via whatsapp (71-3373-7223). Vale lembrar que é garantido ao idoso o atendimento preferencial, bem como às gestantes e deficientes físicos.