Adversários na polarizada disputa pela Presidência, PT e PP caminharão de mãos dadas pela reeleição de Helder Barbalho (MDB) ao Governo do Pará. As duas siglas fazem parte da maior coligação do país, formada por 16 partidos.
Esta é uma das muitas curiosidades das eleições de 2022. Com mais de 28 mil candidatos, o pleito tem participação recorde de negros e mulheres, assim como as maiores concorrências já registradas pelos cargos de deputado federal, senador e governador.
Na comparação com 2018, cresceram as candidaturas ligadas às forças de segurança e às igrejas. Algumas profissões foram declaradas por um único concorrente cada, como salva-vidas, controlador de tráfego aéreo, bailarino e lavador de carro.
Na era das redes sociais, dois candidatos —mãe e filho— informaram ter juntos 174 perfis oficiais nas mais diversas plataformas. A enorme maioria usa prioritariamente o Instagram e o Facebook, mas o irreverente Tik Tok já aparece entre as mais populares.
Um candidato declarou patrimônio superior a R$ 1 bilhão, e outros 56 disseram não possuir nenhum centavo sequer na carteira ou na conta bancária.