terça-feira 30 de abril de 2024
Home / ELEIÇÕES 2022 / Eleições 2022: Brasil conta com ao menos 125 pré-candidatos LGBTQIA+
sexta-feira 3 de junho de 2022 às 19:27h

Eleições 2022: Brasil conta com ao menos 125 pré-candidatos LGBTQIA+

ELEIÇÕES 2022, NOTÍCIAS


Levantamento do Programa Voto com Orgulho, coordenado pela Aliança Nacional LGBTQIA+ em parceria com o Grupo Arco-íris e do Grupo Dignidade, identificou conforme a revista IstoÉ, cerca de 125 pré-candidatos que fazem parte ou são aliados da comunidade nas eleições deste ano.

São Paulo é o estado com mais cadastros (19), e divide a liderança com Paraná, seguido por Minas Gerais (15) e Rio de Janeiro (14). Para conferir a lista completa, clique aqui.

Atualmente, somente três deputados federais e um senador se declaram membros da comunidade LGBTQIA+: os deputados David Miranda (PDT-RJ), Vivi Reis (PSOL-PA) e Israel Batista (PV-DF); além do senador Fabiano Contarato (PT-ES). Nas assembleias e câmaras estaduais e municipais, esse número chega a 104.

A maioria se declara de esquerda
O levantamento também considera o espectro político autodeclarado do pré-candidato: 97 se declaram de esquerda ou de centro-esquerda; 13 se consideram de centro, quatro de centro-direita, nove de extrema-esquerda e dois de extrema-direita.

Confira a distribuição de cargos

Quanto ao cargo pretendido há duas candidaturas de pessoas LGBTI+ para governador de estado, uma no Paraná e outra no Distrito Federal. Há 79 pré-candidaturas para deputado estadual; 36 para deputado federal, com aumento de 72%, e oito para deputado distrital.

Homens gays são maioria

Entre os homens cis, 57 se consideram gays; cinco se disseram bissexuais, três são pansexuais, e dois disseram que são heterossexuais aliados da causa.

Já entre as mulheres que se identificam com o gênero, 12 são lésbicas, nove são heterossexuais aliadas da causa, seis são bissexuais e uma se declarou pansexual.

Entre as mulheres trans, nove são heterossexuais, duas são lésbicas e uma é pansexual. Três delas não definiram a sexualidade e uma se considerou demisexual (que só se relaciona sexualmente com quem sente atração emocional) e uma se considerou assexual (que não sente atração sexual).

Dois pré-candidatos se consideram homens trans heterossexuais. Ainda existem duas pessoas não-binárias que não se identificam com nenhum gênero.

Veja também

Programa que garante tratamento de dependentes químicos presos avança na Câmara

Projeto que institui um programa de tratamento de dependentes químicos no sistema prisional foi aprovado …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas