O ex-presidente Lula (PT) e o presidente Jair Bolsonaro (PL) avançam conforme Juliana Arreguy fo UOL, ao segundo turno nas eleições de 2022 em três dos quatro cenários testados pelas pesquisas eleitorais divulgadas nesta quarta-feira (16). Os levantamentos foram realizados pela Genial/Quaest e pelo PoderData.
Entre os candidatos da chamada terceira via — Ciro Gomes (PDT), Sergio Moro (Podemos) e João Doria (PSDB) —, Ciro foi o mais bem pontuado. O pedetista atinge até 10%, dentro da margem de erro, na simulação da Quaest em um cenário contra três candidaturas: Lula, Bolsonaro e Eduardo Leite (PSDB).
Foram três cenários de primeiro turno testados pela Quaest e um pelo PoderData. Em todos, Lula lidera. Nas pesquisas da Quaest, a diferença é de mais de dez pontos percentuais, considerando a margem de erro. No caso da PoderData, também dentro da margem de erro, o petista fica seis pontos percentuais à frente de Bolsonaro.
Abaixo, os resultados das duas pesquisas publicadas esta semana:
Quaest
A pesquisa Genial/Quaest ouviu 2.000 pessoas presencialmente entre os dias 10 e 13 de março. O índice de confiança é de 95%, com margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa foi contratada pelo Banco Genial e registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número BR-006693/2022.
O senador Rodrigo Pacheco (PSD) não consta entre os candidatos deste levantamento, diferentemente do último publicado pelo instituto, em 9 de fevereiro. A diferença entre os cenários testados não possibilita comparar a atual pesquisa com a anterior.
Nos dois primeiros cenários, Lula e Bolsonaro avançam ao segundo turno.