segunda-feira 23 de dezembro de 2024
Home / DESTAQUE / Eleição 2020: TSE decide direito de reposta para ofensas em carros de som
sábado 28 de setembro de 2019 às 06:41h

Eleição 2020: TSE decide direito de reposta para ofensas em carros de som

DESTAQUE, POLÍTICA


O Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) fixou nesta semana o entendimento de que cabe direito de resposta a mensagens ofensivas veiculadas em carros de som durante campanhas eleitorais, a exemplo as eleições municipais que ocorrerão no próximo ano de 2020, onde este meio de comunicação é um dos mais utilizados. Se houver algo que seja dito nos microfones que seja gravado ou filmado e configure ofensas, o solicitante terá direito de resposta para ser transmitido pelo mesmo veículo.

As novas eleições marcadas para o próximo mês de outubro também fazem parte deste novo entendimento. Eleitores de seis municípios no Brasil voltam às urnas ainda este para eleger novos representantes do Executivo local. São eles: General Salgado (SP), Miranda (MS), Castelo (ES), Guaiçara (SP), Irauçuba (CE) e Tianguá (CE).

Proibição

Uma das novidades para as campanhas determinada pela Justiça Eleitoral e em vigor desde as eleições 2018, é a proibição da circulação de carro de som com amplificadores e alto-falantes ou minitrio, de forma isolada, fazendo propaganda politica de candidatos pelas ruas da cidade.
Ou seja;  teremos uma campanha sem poluição sonora, sem a ridícula disputa de paredões infernando a vida das pessoas, perturbando o sossego alheio, infringindo a Lei Ambiental e dando trabalho para  Justiça, policia, agente de trânsito e guarda municipal. Será uma campanha municipal silenciosa!
Será permitido carro de som ou minitrio como ocorreu ano passado, apenas em: carreatas, caminhadas, passeatas, reuniões e comícios. E deve ser observado o limite de 80 decibéis, medido a 7 metros de distância do veículo. Já o uso de Trio Elétrico só será permitido para sonorização de comício.

Veja também

PF cumpre mandato de prisão na prefeitura de Lauro de Freitas por desvios de recursos

Policiais federais cumprem quatro mandados de prisão preventiva, além de buscas e apreensão, contra supostos …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!