quinta-feira 21 de novembro de 2024
Foto: Reprodução
Home / NOTÍCIAS / Egito teme ocupação do Sinai e descarta abrir fronteira para palestinos
sexta-feira 3 de novembro de 2023 às 18:42h

Egito teme ocupação do Sinai e descarta abrir fronteira para palestinos

NOTÍCIAS


O governo do Egito está preocupado com a instalação, na Península do Sinai, de palestinos que hoje vivem na Faixa de Gaza e tentam fugir de áreas sob bombardeio de Israel.

A preocupação envolve questões territoriais (não criar riscos futuros sobre o controle do Sinai), econômicas (inexistência de infraestrutura suficiente para atender grande quantidade de refugiados) e de segurança (temor de que integrantes do Hamas se instalem na região).

Essas impressões foram colhidas pelo governo brasileiro em diversas conversas com autoridades egípcias. O chanceler Mauro Vieira conversou por telefone, nesta quinta-feira (2) à noite, com o ministro das Relações Exteriores do Egito, Sameh Shoukry.

Um dos maiores temores, segundo relatos feitos à CNN, é com a instalação de integrantes do Hamas no Sinai. O grupo radical islâmico tem forte ligação com a Irmandade Muçulmana, rival do governo no Cairo e visto como um fator de desestabilização no país.

Conforme esses relatos, o Egito quer preservar suas boas relações com Israel, com quem assinou um acordo de paz e tem laços diplomáticos desde a década de 1970.

No entanto, as autoridades egípcias dão sinais de que simplesmente liberar a passagem de Rafah seria uma espécie de “sabotagem” à causa palestina, deixando Gaza livre para a tomada por forças israelenses.

Por isso, segundo explicaram fontes à CNN, o Egito descarta a liberação da fronteira para a imensa maioria dos habitantes de Gaza.

As autorizações devem ficar limitadas para a comunidade de 6 mil a 7 mil estrangeiros — ou cidadãos com dupla nacionalidade — que moram no território palestino.

No entanto, os critérios para a autorização dos estrangeiros continuam nada claros para o Itamaraty, que prefere não mais fazer previsões sobre a saída do grupo de 34 brasileiros retidos em Gaza.

Veja também

Relatório da PF vai indiciar cerca de 40 investigados no plano; Bolsonaro estaria na lista

Previsto para ser entregue nesta quinta-feira (21) ao ministro Alexandre de Moraes, o relatório da …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!