domingo 12 de maio de 2024
Foto: Divulgação
Home / NOTÍCIAS / Eduardo Salles pretende instituir na Bahia o ‘Dia Estadual da Agricultura Irrigada’
terça-feira 19 de dezembro de 2023 às 13:42h

Eduardo Salles pretende instituir na Bahia o ‘Dia Estadual da Agricultura Irrigada’

NOTÍCIAS


O deputado estadual Eduardo Salles (PP) apresentou, na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), um projeto de lei que institui o Dia da Agricultura Irrigada no calendário oficial do Estado da Bahia, a ser comemorado anualmente em 15 de junho. O legislador diz que a data será destinada ao incentivo para a realização de seminários, palestras, debates, concursos culturais, exposições e outros eventos relacionados ao tema, visando à conscientização da população sobre a importância da agricultura irrigada para o desenvolvimento sustentável do Estado.

Ao justificar o projeto de lei, o presidente da Comissão de Infraestrutura, Desenvolvimento Econômico e Turismo da ALBA explicou que a agricultura irrigada é uma técnica que permite o cultivo de plantas em áreas onde a água é escassa ou irregular. Engenheiro agrônomo de formação, o deputado esclarece que, nos últimos tempos, essa técnica tem crescido de forma sólida no país.

Segundo relatório da ANA (Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico), até 2040 estima-se a incorporação de 4,2 milhões de hectares irrigados (+76%), com um impacto menor sobre a expansão do uso da água (+66%), devido à maior expansão de métodos mais eficientes. Esse incremento corresponde também ao aproveitamento de 30% do potencial efetivo e apenas 7% do potencial total.

O parlamentar revelou ainda que, entre os benefícios da agricultura irrigada, destaca-se, principalmente, a possibilidade de uma produtividade até três vezes maior do que em áreas de sequeiro, que depende apenas da chuva. Além disso, salientou o legislador, a prática reduz a possibilidade de impacto climático na produção; viabiliza diversidade nas culturas e uso do solo durante todo o ano; estimula a modernização no campo; contribui para a geração de emprego e renda; e reduz a demanda por abertura de novas áreas de produção.

Salles considerou também que, nesse contexto, a irrigação deve desempenhar um papel cada vez mais estratégico, porque altera a forma como o solo é utilizado, possibilitando o seu uso durante todo o ano, trazendo benefícios econômicos, sociais, ambientais e ainda a possibilidade de uma produção sustentável de alimentos. “Em cenário de grande variabilidade climática, que impacta e muito a produção de sequeiro, espera-se uma consolidação e crescimento da técnica”, pontuou.

A Região Oeste da Bahia é o pólo agrícola que tem a maior cobertura de pivôs centrais do país. Nesta área do estado, os equipamentos de irrigação ocupam 147.087 mil hectares, cerca de 2,5% da área total destinada à agricultura na região. Os dados fazem parte da segunda edição do levantamento da agricultura irrigada por pivôs centrais, realizado pela ANA e pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). A análise inclui o período entre 1985 e 2017.

“Diversas ações podem impulsionar o aumento da utilização da referida técnica como alternativa para produção sustentável de alimentos no Estado, sendo que uma delas é a instituição de um dia comemorativo para essa técnica. Com isso, garantiremos não apenas a divulgação e a homenagem àqueles produtores rurais que investem em tecnológicas sustentáveis, mas também o aprofundamento sobre as vantagens estratégicas, econômicas e sociais para toda a sociedade baiana”, finalizou o deputado Eduardo Salles.

Veja também

Governo abre crédito extraordinário de R$ 12,2 bilhões para o Rio Grande do Sul

O governo federal publicou na noite de sábado (11) em edição extra do Diário Oficial …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas