O ex-governador gaúcho Eduardo Leite (PSDB) confirmou nesta segunda-feira (13) que será o pré-candidato do partido ao governo do Rio Grande do Sul. Eleito em 2018 ao mesmo cargo, ele renunciou ao governo gaúcho em 31 de março diante da possibilidade de concorrer à Presidência da República – hipótese que não se confirmou, informa a CNN Brasil.
O PSDB não terá candidato próprio ao Planalto após a desistência do ex-governador paulista João Doria que, apesar de vitorioso nas prévias da legenda, sofria resistências internas e dificuldades para decolar nas pesquisas. O partido anunciou apoio à pré-candidata do MDB, Simone Tebet. Os tucanos devem indicar um vice para compor a chapa.
Leite, por sua vez, oficializou hoje a disputa à reeleição, em evento ao lado do atual governador.
“Comunico hoje aos gaúchos e gaúchas que sou pré-candidato ao governo do Rio Grande do Sul. Essa é uma decisão coletiva do meu partido junto com meu governador Ranolfo, como foram todas as outras decisões que tomamos nos quatro anos de governo. Ranolfo não é apenas leal, é comprometido tanto quanto eu com o projeto que idealizamos e construímos juntos e para o qual continuamos unidos para levá-lo ainda mais longe”, afirmou durante evento na sede do Diretório Estadual do PSDB, em Porto Alegre.