quinta-feira 21 de novembro de 2024
Foto: Divulgação
Home / DESTAQUE / ‘É uma decisão histórica para o povo negro’, afirma Major Denice sobre Lei Aldir Blanc
sábado 26 de setembro de 2020 às 12:57h

‘É uma decisão histórica para o povo negro’, afirma Major Denice sobre Lei Aldir Blanc

DESTAQUE, NOTÍCIAS


A Major Denice, candidata da ‘Coligação que Cuida de Gente’ (PT-PSB) à Prefeitura de Salvador, celebrou na manhã deste sábado (26) o Decreto Estadual que determinou a destinação de 50% dos recursos da Lei Aldir Blanc Bahia para os grupos de manifestação cultural da população negra. A postulante petista, que é mestra em Gestão Social e Desenvolvimento Territorial, parabenizou o governador Rui Costa e a secretária da Cultura, Arany Santana, pela decisão. “Essa é uma conquista dos artistas negros da Bahia, uma decisão histórica em benefício do povo negro que constrói nossa cultura”, afirmou a Major Denice Santiago.

Ela frisou ainda que, por causa das características da aplicação da Lei Aldir Blanc por órgãos estaduais como o Centro de Culturas Populares Identitárias (CCPI) e o Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC) – que contemplarão beneficiários como terreiros de candomblé e manifestações quilombolas e do Recôncavo da Bahia por exemplo – o número de manifestações ligadas à população negra que serão beneficiadas deve inclusive ultrapassar o mínimo de 50%.

Esse fato, comemorou Denice, cumpre a função de consolidar conquistas antigas da população negra, a exemplo dos Marcos estabelecidos no Estatuto da Igualdade Racial e de Combate à Intolerância Religiosa do Estado da Bahia, sancionado em 2016 e que prevê em seu texto a reserva para negros em concorrências públicas.

“O Governo da Bahia construiu uma forma extremamente democrática para utilizar os recursos da Lei Aldir Blanc, destinando o dinheiro para manifestações culturais que de fato estão afetadas pela pandemia, que são principalmente aquelas do povo negro, que vivem do turismo, do movimento. Garantir o mínimo de 50% é uma vitória histórica garantida pelo nosso governador Rui e pela nossa secretária Arany. E tenho certeza que muitas outras manifestações estarão sendo contempladas”, analisou.

Veja também

Bolsonaro pode ser preso após indiciamento? Entenda os próximos passos do processo

Jair Bolsonaro (PL) foi indiciado pela Polícia Federal nesta quinta-feira (21) pelos crimes de abolição …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!