Com o aumento da tensão política no país e a onda mundial de protestos pela morte do negro americano George Floyd, se avizinham novas manifestações pró-democracia e contra o governo do presidente Jair Bolsonaro, como as ocorridas no último final de semana em São Paulo e Rio de Janeiro. Em Salvador, há pelo menos dois atos marcados para este domingo (7).
Segundo o jornal A Tarde, um na Barra, às 10h, torcedores se reunirão para “dar o nosso grito contra o fascismo”, conforme a convocação feita pelos grupos Bahia Antifa, Galícia Antifascista, Touro Antifascista, Torcida LGBTricolor, Orgulho Rubro Negro e Frente Esquadrão Popular.
Outro protesto está convocado para acontecer no Iguatemi, às 14h, por um grupo denominado Reação Antifascista Salvador, formado por “pessoas ligadas a movimentos sociais ou não que se juntaram com o propósito de reagir e fazer acontecer em Salvador a luta contra a ascensão do racismo e do fascismo”.
A Secretaria da Segurança Pública (SSP-BA) informa que já existe um protocolo adotado pelas polícias para acompanhamento de manifestações envolvendo multidões, elaborado para garantir a segurança das pessoas que vão às ruas praticar o direito constitucional de se manifestar de maneira pacífica. Reforça que está monitorando o agendamento desses eventos.