Em entrevista à rádio Metrópole, o pré-candidato à Presidência e governador paulista João Doria (PSDB), declarou nesta última segunda-feira (7) apoio à pré-candidatura do ex-prefeito soteropolitano ACM Neto (DEM/União Brasil) ao governo da Bahia.
“Meu apoio, minha amizade por ACM Neto e espero que ele se eleja governador do estado. Isso não é nada contra o (governador) Rui Costa. Mas confio no talento de ACM Neto, como já demonstrou quando foi prefeito de Salvador e agora na escolha da sucessão com Bruno Reis, que também tem feito uma boa gestão”, disse Doria.
No final do ano passado, um almoço reaproximou ACM e Doria. Os dois romperam no início de 2021 após o gestor paulista tirar o vice-governador Rodrigo Garcia do DEM para se filiar ao PSDB. Na época, o ex-prefeito soteropolitano afirmou que Doria era despreparado para “liderar um projeto nacional” e declarou não tinha “chance nenhuma, zero” de apoiar para presidente da República. “Acabou de implodir qualquer chance de ter o DEM com ele”, frisou.
Em outubro do mesmo ano, em entrevista à Rádio Bandeirantes de São Paulo, Neto adotou um tom mais moderado, e disse que, se Doria vencesse as prévias do PSDB, iria conversar com o partido. O governador de São Paulo disputava a indicação interna do partido para ser candidato ao Palácio do Planalto com o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite. “Caso o governador João Doria seja escolhido nas prévias do PSDB, que é um direito que assiste ao PSDB e aos seus filiados, não vamos deixar de conversar com o PSDB. Mas registrando que eu acho que o governador Eduardo Leite do Rio Grande do Sul tem uma postura mais agregadora”, disse Neto, na época.
O secretário-geral do União Brasil afirmou ainda que não tinha “problemas pessoais” com Doria, mas manteve as críticas ao governador paulista. “Eu acho que o governador João Doria não tem um perfil tão agregador. Não sou tucano, não voto nas prévias do PSDB, eu não tenho que me meter no ninho tucano, mas, como cidadão e político, posso dar a minha opinião. Eu vejo no governador Eduardo Leite alguém com capacidade de agregar bem maior. Não acho que o governador Eduardo Leite uma vez escolhido nas prévias vai querer impor uma candidatura a todo e qualquer custo. Sentado depois para conversar com PSDB tendo Eduardo Leite escolhido, eu acho que vai ser muito mais fácil do que tendo o governador João Doria. O que parece e sinais que ele (Doria) vem dando é de que, caso seja escolhido nas prévias no PSDB, ele vai querer ser candidato de todo e qualquer jeito. Aí não dá. Aí é um projeto individual acima do coletivo”, pontuou Neto na época.