O ex-presidente Donald Trump criticou o presidente Joe Biden, afirmando que ele “não estava apto para concorrer à presidência” e “nunca foi” adequado para o cargo. As declarações de Trump vieram logo após o anúncio surpreendente de Biden de que ele suspenderia sua campanha de reeleição.
“Ele é o pior presidente da história do nosso país”, afirmou Trump em uma entrevista por telefone para o Fox News Digital neste último domingo (21) à tarde. “Nunca houve um presidente tão ruim.”
Trump continuou, questionando: “Ele não está apto para servir. E eu pergunto: quem vai governar o país nos próximos cinco meses?”
Em uma postagem na plataforma Truth Social, Trump afirmou: “O corrupto Joe Biden não estava apto para ser presidente e certamente não está apto para servir — e nunca foi!” Ele acrescentou que Biden chegou ao cargo de presidente através de mentiras, notícias falsas e não saindo de seu porão. Trump afirmou que “todos ao seu redor, incluindo seu médico e a mídia, sabiam que ele não era capaz de ser presidente, e não era”.
Trump também acusou Biden de causar danos ao país com a entrada descontrolada de milhões de pessoas na fronteira, incluindo indivíduos de prisões e instituições psiquiátricas, além de um número recorde de terroristas. “Sofreremos muito por causa de sua presidência, mas corrigiremos rapidamente os danos que ele causou”, disse Trump, concluindo com seu slogan “FAÇA A AMÉRICA GRANDE NOVAMENTE!”
As declarações de Trump surgem uma semana após ele ter sobrevivido a uma tentativa de assassinato e poucos dias após ser formalmente nomeado como candidato republicano à presidência em 2024. Biden anunciou no domingo que suspenderia sua campanha de reeleição em meio a uma crescente pressão de colegas democratas, grandes doadores e estrelas de Hollywood após um desempenho desastroso no debate do mês passado.
O anúncio de Biden, que se retirou da corrida presidencial, veio quando um número crescente de parlamentares democratas começou a pedir publicamente sua renúncia e a liderança do partido estava supostamente empenhada em convencer Biden, de 81 anos, de que ele não venceria a eleição geral contra Trump, o candidato republicano que ele derrotou há quatro anos para conquistar a Casa Branca.
Em uma carta pública, Biden afirmou: “Foi a maior honra da minha vida servir como seu presidente. Embora tenha sido minha intenção buscar a reeleição, acredito que é do melhor interesse do meu partido e do país que eu me afaste e me concentre exclusivamente em cumprir meus deveres como presidente pelo restante do meu mandato.” Biden prometeu se dirigir formalmente à nação mais tarde na semana para detalhar sua decisão.