terça-feira 24 de dezembro de 2024
Foto: Carlos Amilton/Agência AL-BA
Home / NOTÍCIAS / Dom Armando Bucciol recebe Título de Cidadão Baiano na AL-BA
sexta-feira 6 de dezembro de 2019 às 12:16h

Dom Armando Bucciol recebe Título de Cidadão Baiano na AL-BA

NOTÍCIAS


Foi expressando imensa gratidão que o bispo Dom Armando Bucciol, da Diocese de Livramento de Nossa Senhora, recebeu o Título de Cidadão Baiano, no plenário da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), na tarde de quarta-feira (4).

O religioso italiano descreveu a honraria, de iniciativa do presidente da Casa, deputado Nelson Leal (PP), como “um título que me torna ainda mais responsável em me doar ao serviço e para o crescimento democrático, social, cultural e ético do povo com que partilho alegrias e dores, esperanças e cidadania”.

Ao falar de sua trajetória de quase 28 anos na Bahia, Bucciol descreveu aqueles com quem conviveu, seus agora conterrâneos, como pessoas humildes, lutadoras, corajosas, sofridas, inteligentes, “que a todo dia me demonstram e me ensinam a amar ainda mais a vida, a resistência e a sabedoria”. Reconheceu ser impossível atender a todas as demandas que chegaram até ele, mas externou seu empenho, durante todo esse tempo, “em tornar mais digna a vida de todos, através da solidariedade e da justiça”.

Em seu pronunciamento, o clérigo defendeu a coexistência entre os seres humanos baseada na defesa dos direitos de cada pessoa e na construção e reconhecimento da cidadania para todos. Falou de educação e de cultura como emancipadoras e desejou que “a corrupção e prepotência sejam constantemente rejeitadas pela consciência de todos e, sobretudo, a dos que têm responsabilidade pública”. Ele ressaltou ainda que a igreja que serve “incentiva seus fiéis e todos os cidadãos a buscar políticas públicas adequadas nos diversos níveis em que se organiza a República”.

A distinção foi entregue ao homenageado pelo proponente Nelson Leal, acompanhado da esposa Danda, sua mãe Lia, e as filhas Maria Luíza, Maria Clara e Maria Alice. Dom Armando Bucciol não escondeu a alegria de receber o título “por um filho da amada terra de Livramento, que ocupa o alto cargo de presidente desta Assembleia Legislativa”.

“Esse Título de Cidadão Baiano que esta Casa entrega agora a vossa reverendíssima, Dom Armando, é apenas um símbolo, porque há muito a sua pessoa já é, como filho de Deus, nosso irmão, nosso conterrâneo”, retribuiu Nelson Leal, reiterando que foi o acolhimento do povo baiano que o fez se sentir em casa, pela mesma religiosidade e simplicidade: “trabalhadores de mãos calejadas, mas de coração macio”.

Nelson Leal traçou semelhanças entre a cidade de Livramento – onde o religioso chegou, em 1967, “com a difícil missão de substituir o saudoso Dom Hélio Paschoal” – com o local de seu nascimento: Villanova, um povoado de Motta de Livenza, na província de Treviso, na região do Vêneto, Itália. O proponente enumerou que o bispo, há 15 anos, é responsável por pastorear, além de Livramento de Nossa Senhora, fiéis de Abaíra, Barra da Estiva, Boninal, Contendas do Sincorá, Dom Basílio, Érico Cardoso, Ibicoara, Ibipitanga, Ibitiara, Iramaia, Ituaçu, Jussiape, Mucugê, Novo Horizonte, Paramirim, Piatã, Rio de Contas, Rio do Pires e Tanhaçu.

O bispo auxiliar da Arquidiocese de Salvador, Dom Hélio Pereira, levou a mensagem do arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, que não pode estar presente. “Há homenagens que engrandecem o homenageado; há homenagens que engrandecem quem as concede. No seu caso, é a Assembleia Legislativa deste Estado que sai engrandecida. O Título de Cidadão Baiano nasceu do seu amor à Bahia”, escreveu Krieger.

Representando o grupo de jovens Filhos de Maria, de Livramento de Nossa Senhora, Cris Mesquita, emocionada, exaltou a missão de Dom Bucciol: “O senhor é alguém digno de admiração, pela forma incansável com a qual se dedica. Nós, livramentenses, temos um bispo tão gente boa, um bispo tão humano, és como a luz que guia o peregrino em sua longa jornada, ajuda a escolher o caminho certo e oferece o conforto e o calor da fé”.

A sessão especial foi prestigiada pelos deputados Vitor Bonfim (PL), Zé Raimundo (PT) e Fátima Nunes (PT); os padres italianos Alberto Basso e Marco dal Magro; o pároco Samuel Neves da Silva, da Diocese de Livramento de Nossa Senhora; os prefeitos Adalberto Alves Luz, de Ituaçu, e Roberval Meira, de Dom Basílio; e o ex-prefeito de Livramento de Nossa Senhora e pai do presidente da ALBA, Emerson Leal.

Veja também

Ala do PT prefere Centrão a Paulo Pimenta na liderança do governo na Câmara

A ida de Paulo Pimenta para a liderança do governo Lula na Câmara, após sair da Secretaria de Comunicação Social …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!