O Arquivo Nacional tornou público relatos de conversas entre pilotos de avião e os centros de controle após OVNIs serem encontrados nos céus do Brasil.
Em um dos áudios, um piloto diz que a imagem é linda. “Estou vendo eles… tem um passando baixo cara. Está bonito. Pô, rapaz, estou arrepiado, meu irmão”, diz o homem.
E continua: “Está pegando aí controle? Eles são baixos, é por isso que você perdeu. Tem dois altos aqui no alinhamento da pista e dois ou três voando baixo agora. Está bonito para caramba… os dois mais altos continuam mudando de cor”, conta o piloto.
No dia 7 de fevereiro de 2023, outro piloto disse que viu no céu de Santa Catarina “uma bola pequena” em velocidade “dez vezes maior” do que a de um avião comercial.
Procurada, a Força Aérea Brasileira (FAB) disse que todos os materiais sobre fenômenos aéreos não identificados, no período de 1952 a 2023, já foram transferidos para o Arquivo Nacional. Além disso, a FAB ressaltou que o Comando da Aeronáutica apenas cataloga as informações e não realiza estudos e análises acerca do tema.