Segundo publicou o colunista Levi Vasconcelos, muitos leitores perguntaram ao jornalista quantos deputados estaduais vão disputar as eleições de 2020.
De acordo com Levi, até momento pelo menos 17 dos 63 da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA). Alguns admitem, mas ninguém leva a sério. Outros falam, mas sabe-se que é só para marcar posição, e pelo menos cinco são efetivamente competitivos, mais cautelosos ao falar do assunto, vezes com um não que não convence.
Entre estes estão Eduardo Alencar (PSD), três vezes prefeito de Simões Filho, ansioso para derrubar o prefeito Dinha (MDB), que para além de adversário, é inimigo. Zé Raimundo (PT), de Vitória da Conquista, também emerge no cenário como virtual adversário do prefeito Herzem Gusmão (MDB).
A lista
Conforme Levi Vasconcellos, quem também não esconde a vontade é Jânio Natal (Podemos), ex-prefeito de Porto Seguro; e Zé Cocá (PP), de Jequié. E David Rios (PSDB) está todo animado para enfrentar o prefeito de Tucano, Sérgio Soares Santos (PSD), que faz uma administração no mínimo muito polêmica.
Osni Cardoso (PT), de Serrinha, diz que não quer, mas ninguém acredita. Tirante, esses a lista inclui Robinson Almeida (PT), Niltinho (PP), Olívia Santana (PCdoB) e Hilton Coelho (PSol) – Salvador; Targino Machado (DEM) , José de Arimateia (Republicanos) e Pastor Tom (PSL) – Feira de Santana; Fabrício Falcão (PCdoB) e Marcell Moraes (PSDB) – Vitória da Conquista; Mirela Macedo (PSD) – Lauro de Freitas; e Antonio Henrique (PP) – Barreiras.