Parceria com fiscalização, harmonia com independência e trabalho. Assim resume-se o tom que o presidente da Câmara de Salvador, vereador Carlos Muniz (PTB), busca para Casa e sua relação com o Executivo durante a 19ª Legislatura, aberta na manhã desta quinta-feira (2), em sessão legislativa no Plenário Cosme de Farias.
Leia na íntegra o discurso:
“Bom dia aos senhores e senhoras presentes a esta solenidade que marca o início da 3ª Sessão Legislativa Anual, da 19ª Legislatura, que, com muita alegria e responsabilidade, iniciamos a nossa gestão legislativa à frente deste, que é um poder vigilante do estado democrático do direito e que com ele conduz a vida de nosso povo.
Saúdo e agradeço a presença desse irmão que escolhi que é o vice-governador Geraldo Júnior. Os seus conselhos são verdadeiros ensinamentos em minha vida e de minha família. Muito obrigado por tudo. As forças ocultas que espalham que iremos nos desentender irão ficar decepcionadas. A nossa amizade é feita de respeito e carinho mútuos.
Destacamos a presença dos meus colegas, vereadoras e vereadores que prestigiam esta solenidade de grande importância para nossa casa e que faço questão de nominá-los:
Dia também de ouvir a mensagem anual do prefeito Bruno Reis para o ano de 2023. É sempre uma satisfação receber o senhor e toda sua equipe.
Seremos, nesta casa, um guardião dos 42 vereadores que terão de nós a igualdade como bandeira, sem nos importarmos com a cor partidária ou quaisquer elementos capazes de dar um tratamento mais privilegiado a determinado grupo ou parlamentar individualmente. Aqui, todos terão voz e vez.
Hoje, iniciamos o ano legislativo na Câmara Municipal de Salvador que, com certeza, será de muito trabalho e produtividade, para que possamos apresentar ao povo soteropolitano políticas públicas e ações administrativas capazes de diminuir os índices de desigualdade e vulnerabilidade social, ainda presentes em nossa sociedade.
Os novos paradigmas de governança impõem a nós, gestores, o remanejamento de prioridades e estratégias, como única forma de atender aos clamores da sociedade e das pessoas que ainda residem em áreas de elevado risco social. Planos e programas sociais devem ser mantidos e criados, deixando a oneração de tributos para outro momento.
Como diz a música: O que temos para hoje? Temos uma quantidade imensa de pessoas com insegurança alimentar, que nada mais é do que um nome bonito para a fome. Então, o nosso foco principal será o de ampliar os postos de trabalho, o que resultará no aumento da renda de nosso povo e na diminuição da fome.
Não temos dúvida alguma que a sociedade saberá apoiar as ações governamentais no sentido de reduzir os andarilhos em nossa cidade e que o prefeito envidará todos os esforços para que isso aconteça, e de nós terá todo o apoio.
Não precisamos, com isso, relegar o setor produtivo, que são os empresários em todas as suas modalidades de atuação, ao patamar de vilões. Afinal de contas, eles são os que geram os empregos, transformando os salários dessas famílias em mais ganho que afetará positivamente a administração no aumento da arrecadação sem, com isso, ter a necessidade de aumentar a carga tributária, seja no município, seja no estado.
O nosso sistema de transporte precisa de auxílio e nossa casa está aqui para debater e encontrar soluções. Deixo aqui muito claro que a mesma cobrança que farei ao prefeito Bruno Reis farei também ao governador Jerônimo, no sistema de transporte metropolitano.
Aquele passado que, por apoiar determinado governo, nos exime de cobrá-lo, ficou longe. A sociedade quer de nós transparência de nossos atos e participação na gestão, seja ela em qual âmbito for. O nosso compromisso é com o povo que nos escolheu para representá-lo.
Nossa Câmara forma um conjunto coeso, preservando a individualidade das ideias, elevando sempre os nossos propósitos de pensar, debater e resolver os problemas de uma cidade complexa como Salvador.
Nunca nos omitiremos em enfrentar as discussões de forma franca e aberta em nossa Casa.
Aqui, Bruno encontrará a parceria de sempre, com a autonomia de ambos os poderes, plenamente delimitados pela Constituição Federal, mas harmônicos porque uma gestão se faz de mãos dadas com a política, uma sem a outra a probabilidade de dá errado é grande, pois em tempos modernos os anseios e demandas da sociedade passam obrigatoriamente por esses dois aspectos.
Como digo para os vereadores e ao prefeito, com quem tenho uma relação de amizade de muitos anos: a nossa convivência harmônica depende exclusivamente do tratamento que os 42 vereadores terão. Tenho certeza de que o prefeito não hesitará em nos tratar com o mesmo respeito que sempre dispensamos a ele.
Será um ano de muita luta, deixando para trás a política eleitoral que terminou em 30 de outubro. Os palanques foram desarmados juntos com os ânimos exaltados de outrora.
O nosso objetivo é daqui para frente. Irei demonstrar com ações e exemplos que estarei nesta Presidência com o objetivo, muito claro, de tratar todos os parlamentares de forma igual e com a deferência que merecem deste presidente que, antes de tudo, é, com muito orgulho, um vereador que sabe das dificuldades de atuar numa cidade como Salvador, mas com a recompensa de trabalhar para um povo alegre e trabalhador.
Ontem, dizia do orgulho que tive ao conseguir que o Poder Executivo que realizasse uma obra subterrânea numa comunidade, resolvendo o problema dos alagamentos de mais de 20 anos.
Nesta rua, os moradores eram obrigados a erguer muros de contenção em suas residências para a água não entrar no período chuvoso. Quando viram o resultado da obra, eles choravam de emoção e isso é que compensa a nossa batalha.
Acabou o tempo do gestor que acha que só obras visíveis são as que geram os maiores reconhecimentos e aplausos. Aqueles que ainda pensam assim não terão vida longa na política. O povo quer viver bem na comunidade a que pertence, sem esgoto a céu aberto, sem alagamentos e com a segurança das encostas.
Mas, prefeito Bruno Reis, estamos prontos para mais um ano de muita garra. Os problemas que virão serão superados, encontrando em nós toda a disposição de contorná-los. Como gestores, somos rio e não brigamos com as pedras, aprendemos a contorná-las e devemos trazer esta lição para o nosso mister.
Nunca é demais reafirmar a nossa disposição em contribuir com os projetos que aqui chegarão do Executivo, debatendo-os e aperfeiçoando-os, pois somos a casa do contraditório e da representatividade popular, ressaltando sempre que o momento é de amparar o nosso povo com políticas sociais efetivas.
E assim vamos buscando resolver o que nos compete, apagando os fatos ruins que ficaram no passado, deixando para a história o julgamento que sempre é justo ao olhar do povo.
Aos meus pares, como tenho dito, vocês terão neste presidente a acolhida de um amigo. A nossa relação será verdadeira, de respeito mútuo e entendimento de parte a parte.
Para matar a saudade de meu grande amigo-irmão Geraldinho, faço aqui uma reflexão com o seguinte provérbio:
“Lute com determinação, abrace a vida com paixão, perca com classe e vença com ousadia, porque o mundo pertence a quem se atreve e a vida é muito bela para ser insignificante.
Charles (haplin.
Bom dia e boa semana a todos!”
Presidente da Câmara Municipal de Salvador, vereador Carlos Muniz (PTB)