Durante sua passagem por Salvador nesta semana, o diretor dos Institutos Cervantes no mundo, o poeta espanhol Luis García Montero, firmará acordos de colaboração para fomento à cultura e à educação com a Prefeitura de Salvador e com o Governo do Estado da Bahia.
Luis García Montero está na capital baiana para a reinauguração da biblioteca do Instituto Cervantes de Salvador, cerimônia para convidados, que acontece nesta terça-feira (21), às 18h30. Com mais de sete mil obras em língua espanhola, e um acervo digital com 14 mil itens, a Biblioteca José García Nieto terá acesso livre e gratuito ao público, com funcionamento de segunda a sexta, das 9h às 12h e das 14h às 18h, na sede do Instituto Cervantes de Salvador, na Ladeira da Barra (Av. Sete de Setembro, 2.792).
Terça-feira (21.06), às 15h:
Luis García Montero assinará acordo de colaboração com o prefeito de Salvador, Bruno Reis.
Local: Sede da Prefeitura Municipal de Salvador
Terça-feira (21.06), às 16h:
Luis García Montero assina acordo de colaboração com a secretária de Cultura do Estado da Bahia, Arany Santana.
Local: Sede da Secretaria de Cultura do Estado, no centro da cidade.
Os acordos de colaboração representam um protocolo geral de atuação que formaliza a intenção do Instituto Cervantes de Salvador em contribuir com as gestões municipal e estadual para a criação e desenvolvimento de atividades que representam fomento à cultura e à educação.
Quarta-feira (22.06), às 16h:
Luis García Montero assinará acordo de colaboração também com a Secretaria de Educação do Estado da Bahia, em cerimônia que formaliza, ainda, o protocolo de intenções para que o Instituto Cervantes contribua com o ensino de espanhol em escolas públicas da Bahia através de licenças da plataforma AVE Global (Aula Virtual de Espanhol).
A cerimônia de assinatura ocorrerá na sede da Secretaria de Educação do Estado da Bahia, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), com a presença do secretário estadual de Educação, Danilo de Melo Souza.
Durante esta semana, Luis García Montero assinará também acordos de colaboração com duas instituições culturais da Bahia: a Fundação Casa de Jorge Amado e a Fundação Pedro Calmon. As iniciativas têm o propósito de contribuir com a promoção da leitura e com as atividades das bibliotecas do estado da Bahia.
Instituto Cervantes
O Instituto Cervantes é uma instituição criada pelo Governo da Espanha em 1991 para promover, ensinar espanhol e divulgar a cultura da Espanha e dos países hispano falantes ao redor do mundo. Está presente nos cinco continentes com mais de 70 centros, e a sede localizada em Salvador forma parte desta importante aposta da instituição para o ensino do espanhol no Brasil, país que atualmente possui o maior número de centros da rede.