terça-feira 23 de julho de 2024
Johnny Jiang, diretor industrial da Build Your Dreams (BYD), participou de reunião na FIEB. - Foto: Foto: Marina Teixeira/Sistema FIEB.
Home / NEGÓCIOS / Diretor industrial da BYD participa de reunião na FIEB
sexta-feira 28 de julho de 2023 às 07:07h

Diretor industrial da BYD participa de reunião na FIEB

NEGÓCIOS, NOTÍCIAS


Johnny Jiang, diretor industrial da Build Your Dreams (BYD), maior produtora de carros elétricos do mundo, participou, nesta última quinta-feira (27), da Reunião de Diretoria da FIEB. Na ocasião, ele anunciou que o acordo com o governo do estado deve ser assinado este ano e os primeiros carros devem ficar prontos na Bahia entre o final de 2024 e início de 2025.

Jiang apresentou as outras fábricas da montadora já instaladas no país (Campinas e Manaus), citando o que já produzem e pretendem produzir no Brasil, tais como chassis de ônibus, carros, ônibus e caminhões elétricos, monotrilhos e painéis solares. Questionado sobre a intenção de comercializar com fornecedores locais, o executivo respondeu positivamente.

O presidente da FIEB, Ricardo Alban, acredita que a implantação da fábrica no Polo de Camaçari poderá encadeamento produtivo do estado e a perspectiva do setor. Ele lembrou que a manufatura da Ford deixou a Bahia, mas que a Engenharia ficou, muito em função da estrutura e funcionamento do SENAI Cimatec. “Tenho convicção de que o Cimatec pode ser um parceiro a mais para a implantação da fábrica e todas a tratativas de atração de investimentos da BYD”, disse.

Márcio Afonso, gerente executivo da área de Mecânica e Processos Industriais do SENAI CIMATEC, destacou que o centro tecnológico tem uma série de ações estruturantes para a indústria automobilística do país que vão servir à BYD e outras empresas, principalmente utilização de fontes de energias limpas, nova geração de combustíveis, produtividade e novas tecnologias para baterias, inversores, componentes elétricos e outros componentes, inclusive “indo até a ponta”, com a venda, a reciclagem dos veículos, e a renovação da frota.

“É um bom momento para a gente resgatar todo o capital intelectual desenvolvido na Bahia, nós tínhamos mais de 10 mil pessoas diretamente ligadas à operação a Ford e agora a BYD inaugura uma nova fase para a indústria, com novos processos e metodologias, nos alinhando ao novo ciclo da indústria mundial”, afirmou.

Convidado da Reunião de Diretoria, o secretário estadual de Ciência e Tecnologia, André Pinho Joazeiro, falou sobre a criação de um conselho, um escritório de captação, uma agência e uma Câmara de Ciência e Tecnologia, para que as políticas públicas de C&TI mais alinhadas ao setor produtivo. “Além de definir políticas públicas, queremos que as empresas possam se reconhecer nos editais da Fapesb”, disse o secretário. O presidente da FIEB ratificou a importância do envolvimento do setor produtivo com a área de C&TI para o desenvolvimento do estado, ressaltando que ações na área de educação são essenciais para alcançar este objetivo. Alban mencionou que um projeto de EJA Tecnológico foi proposto ao governo baiano

Veja também

Fórum de secretários do Planejamento debate políticas públicas e planejamento a longo prazo; saiba mais

A necessidade de estruturação do Sistema Nacional de Avaliação de Políticas Públicas com a contribuição …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!