Uma concorrida sessão especial realizada no Plenário Orlando Spínola, na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), na manhã desta última quarta-feira (27), marcou as comemorações pelo Dia Internacional das Mulheres, festejado em 8 de março. O evento foi proposto no Parlamento pela Comissão dos Direitos da Mulher e foi dirigido pela deputada Soane Galvão (PSB), presidente do colegiado.
A solenidade foi palco de homenagens feitas por nove das dez deputadas da ALBA a mulheres que são destaques em suas áreas de atuação. A sessão teve uma mesa de honra composta por, além das legisladoras, autoridades como a secretária de Políticas para as Mulheres, Elisângela Araújo, representando o governador Jerônimo Rodrigues; a procuradora de Justiça adjunta do Ministério Público baiano (MP-BA), Norma Angélica Cavalcanti; a defensora pública Cristina Ulm, que representou a defensora-geral do Estado da Bahia (DPE-BA), Firmiane Venâncio; a conselheira do Tribunal de Contas do Estado (TCE-BA), Carolina Costa, representando o presidente Marcus Presídio; e a vice-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil na Bahia (OAB-BA), Christianne Gurgel.
Em seu discurso, a deputada Soane Galvão frisou que o momento comemorativo é um convite à reflexão e à ação diante das estatísticas de violência contra as mulheres. “No Brasil, estes números são alarmantes. Avançamos muito na luta pelo fim da violência contra a mulher, mas o caminho ainda é longo”, apontou.
A legisladora foi quem deu início às homenagens ao entregar uma placa e um buquê de flores a Laudiceia dos Santos Carvalho. A homenageada é jornalista, radialista, ativista social e fundadora da Associação de Bariátrica de Ilhéus e região. “Ela é uma daquelas mulheres que fazem a diferença no mundo. Por meio da sua atuação, ela nos ensina o valor da determinação, liderança e sobretudo do amor ao próximo”, contou Soane.
Vice-presidente da Comissão dos Direitos da Mulher, a deputada Kátia Oliveira (UB) prestou homenagem a Lílian Sousa, pedagoga e apóstola com trabalho desenvolvido nas áreas social e pastoral. A parlamentar defendeu a necessidade de manter a luta no combate ao machismo e à desigualdade. “Temos que garantir o direito à vida para todas as mulheres. Elas não podem seguir sendo vítimas da violência e de feminicídios, precisam da independência financeira para que não se submetam a relacionamentos abusivos por questão financeira”, argumentou.
A assistente social servidora pública do município de Porto Seguro e capacitadora social em Eunápolis, Josefa de Jesus Reis, foi homenageada pela deputada Cláudia Oliveira (PSD). Segundo a parlamentar, o colegiado da ALBA se dedicou a destacar mulheres guerreiras e trabalhadoras, cujas histórias merecem ser reconhecidas. “São mulheres que mudam o mundo com sua força, resiliência e determinação”, afirmou.
A deputada Fátima Nunes (PT) dirigiu sua honraria à servidora da ALBA Maria da Ajuda Conceição Falcão, que foi representada por Luana Tito na sessão especial. Ao falar para a plateia, a legisladora rememorou fatos históricos que marcaram a definição da data de 8 de março como Dia Internacional da Mulher. Ela também destacou que, em pleno mês da mulher, veio a público a informação sobre quem foram os mandantes dos assassinatos da vereadora Marielle Franco e Anderson Gomes. Por fim, pediu unidade na luta por igualdade e justiça para todas as mulheres.
A secretária de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), Roberta Santana, foi agraciada com a homenagem entregue pela deputada Ivana Bastos (PSD). A parlamentar classificou o momento como especial por ser de valorização de mulheres que fazem a diferença. “É uma alegria imensa estar aqui para homenagear uma grande mulher que está à frente de uma pasta tão especial”, disse.
A deputada Ludmilla Fiscina (PV) direcionou sua homenagem a Maria de Lourdes de Jesus, uma líder quilombola da comunidade Oiteiro, em Alagoinhas. “Estou feliz e emocionada por este momento marcante. Não poderia deixar de homenagear essa mulher forte, guerreira que aos 80 anos ainda luta pela comunidade”, justificou.
A produtora e empresária Irá Carvalho, diretora da Íris Produções, foi homenageada pela deputada Olívia Santana (PC do B), que destacou a importância de valorizar as mulheres de luta. “Irá é uma mulher que nunca baixou a cabeça para o racismo e para machismo”, assinalou a comunista.
A deputada Neusa Cadore (PT) homenageou a vereadora Joilma Reis Rios, do município de Várzea da Roça. A legisladora afirmou que março é um mês em que as estatísticas de violência contra a mulher ganham maior visibilidade. “É um mês que a gente se encontra com dados que nos incomodam, mas reforçam nosso espírito de luta”, contextualizou.
A última homenagem da solenidade foi prestada pela deputada Fabíola Mansur (PSB), que entregou a honraria para a delegada Patrícia Oliveira, diretora do Departamento de Proteção à Mulher, Cidadania e Pessoas Vulneráveis (DPMCV). “Essa é uma homenagem a mulheres que fazem a diferença em seus espaços de poder, seja na política, na gestão, na cultura, na comunidade quilombola, na área social ou nos serviços gerais. Somos poucas, mas juntas seremos muitas a representar as mulheres baianas”, frisou a parlamentar.
O evento teve ainda presença dos deputados Rosemberg Pinto (PT), Raimundinho da JR (PL), Matheus Ferreira (MDB) e Niltinho (PP).