quarta-feira 3 de julho de 2024
Foto: Reginaldo Ipê
Home / DESTAQUE / Dez vereadores se colocam como candidatos para presidente da Câmara de Salvador
terça-feira 18 de outubro de 2022 às 07:57h

Dez vereadores se colocam como candidatos para presidente da Câmara de Salvador

DESTAQUE, NOTÍCIAS


O prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil), reuniu conforme  Rodrigo Daniel Silva , do jornal Tribuna, na última semana, os vereadores que o apoia, em um encontro reservado, para falar sobre a possível eleição para presidente da Câmara de Vereadores. Na conversa, o gestor soteropolitano pediu aos aliados que haja unidade no pleito interno, segundo relataram os presentes à Tribuna.

O encontro reuniu 27 vereadores, e 10 deles, segundo a publicação, teriam pleiteado ser o próximo presidente do Legislativo municipal a partir de 2023. No entanto, quatro teriam recuado, e seis ainda teriam interesse. São eles: Kiki Bispo, Duda Sanches, Paulo Magalhães, Marcelle Moraes, todos do União Brasil, Luiz Carlos (Republicanos) e Débora Santana (Avante).

O vereador Kiki Bispo, por já estar se articulando e ser muito próximo a Bruno Reis, é considerado favorito. A eleição não tem data para acontecer, mas só deve ocorrer após uma decisão do plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre se o atual presidente da Câmara de Vereadores de Salvador, Geraldo Júnior (MDB), pode ou não ter dois mandatos consecutivos.

O ministro Nunes Marques, do Supremo Tribunal Federal, suspendeu, no dia 6 de outubro, a votação que reelegeu Geraldo Júnior para o cargo de presidente da Casa. A votação foi realizada no final de março e era válida para o biênio 2023-2024. Nunes Marques acolheu um pedido do União Brasil – partido do prefeito Bruno Reis e do candidato ao governo da Bahia, ACM Neto – que questionou mudanças no regimento da Câmara e também na Lei Orgânica do Município que permitiram a antecipação do pleito que deveria ocorrer em 2023.

Na decisão, o ministro ainda determinou a realização de uma nova eleição. No entanto, a decisão é apenas cautelar e tem efeito até o plenário do STF, com todos os ministros julguem o caso. O pleno da Corte Suprema começou a julgar o caso, mas o ministro Gilmar Mendes pediu vistas do processo, isto é, mais tempo para estudar. Ainda não há previsão de quando o julgamento será retomado.

Orçamento

Com uma previsão total de mais de R$ 10,2 bilhões, tramita na Câmara Municipal de Salvador, desde o dia 5, o Projeto de Lei do Orçamento Anual. De acordo com o Executivo, a proposta orçamentária apresenta um crescimento da ordem de 18%, em relação ao orçamento inicial do exercício de 2022.

Na mensagem enviada à Câmara e que trata do assunto, o prefeito Bruno Reis atentou para a compatibilidade da matéria com o Plano Plurianual 2022/2025 e o Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentária 2023, ainda em apreciação na Casa Legislativa. Ressaltou que a matéria foi elaborada num contexto que ainda reflete os efeitos socioeconômicos da crise sanitária provocada pela Covid-19 e os impactos geopolíticos do Leste Europeu (guerra entre Rússia e Ucrânia) sobre a economia mundial, e, no Brasil, especialmente no segmento energético e no aumento das taxas de juros e do preço de commodities.

“Há de se considerar que, mesmo nesta ambiência desfavorável, a economia brasileira vem reagindo positivamente, demonstrando uma trajetória sustentada não só em 2022, como para os anos subsequentes”, pontuou na mensagem.

Veja também

Brasília pode perder título de Patrimônio da Humanidade; entenda

Após a aprovação do Plano de Preservação do Conjunto Urbanístico de Brasília (PPCUB) pela Câmara …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!