quinta-feira 2 de maio de 2024
Home / DESTAQUE / Desempenho do TJ-BA fica abaixo da média nacional

Desempenho do TJ-BA fica abaixo da média nacional

Foto: Reprodução
quarta-feira 19 de setembro de 2018 às 15:25h

O Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) ficou abaixo da média nacional entre as 27 Cortes estaduais em gestão tecnológica. Segundo dados da pesquisa sobre uso da Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), feita pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em 92 tribunais e conselhos do País, o TJ-BA ficou na 17ª posição entre os tribunais de Justiça e 23ª entre as Cortes de médio porte, com índice de 0,6, considerado satisfatório. A média nacional entre tribunais estaduais foi de 0,65.

O levantamento é composto por quatro dimensões, que levam em conta o planejamento, a estrutura de tecnologia, o desenvolvimento e desempenho das pessoas e o monitoramento e auditoria. Dentre os 92 órgãos, o TJ-BA ficou na 63ª colocação. Nacionalmente, o único que alcançou o nível de excelência foi o Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE), com índice de 0,92. O índice é calculado de 0 a 1.Para o CNJ, o aperfeiçoamento da tecnologia acarreta mais celeridade na Justiça, aumento da disponibilidade de serviços ao cidadão, além de redução dos custos do Judiciário.

Avanço

Em nota, o TJ-BA informou que tem avançado em relação às colocações anteriores e que quase 60% dos tribunais estão em nível de maturidade satisfatório. No ano passado, a Corte baiana estava na 73ª posição no ranking geral. Já entre as cortes estaduais, saiu da 22ª para a 17ª. “A evolução traduz o empenho e o esforço conjunto do TJ-BA para o alcance de melhores resultados no ranking nacional”, diz. A nota ressalta ainda o crescimento do índice em dois anos, saltando de 0,43 em 2016 para 0,6 agora.

 

Por Luan Santos

Veja também

Queda da desigualdade acelera crescimento do país, diz economista

Passados mais de 80 anos de criação da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), instituída …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas