quarta-feira 5 de fevereiro de 2025
Home / DESTAQUE / Desempenho do TJ-BA fica abaixo da média nacional

Desempenho do TJ-BA fica abaixo da média nacional

Foto: Reprodução
quarta-feira 19 de setembro de 2018 às 15:25h

O Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) ficou abaixo da média nacional entre as 27 Cortes estaduais em gestão tecnológica. Segundo dados da pesquisa sobre uso da Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), feita pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em 92 tribunais e conselhos do País, o TJ-BA ficou na 17ª posição entre os tribunais de Justiça e 23ª entre as Cortes de médio porte, com índice de 0,6, considerado satisfatório. A média nacional entre tribunais estaduais foi de 0,65.

O levantamento é composto por quatro dimensões, que levam em conta o planejamento, a estrutura de tecnologia, o desenvolvimento e desempenho das pessoas e o monitoramento e auditoria. Dentre os 92 órgãos, o TJ-BA ficou na 63ª colocação. Nacionalmente, o único que alcançou o nível de excelência foi o Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE), com índice de 0,92. O índice é calculado de 0 a 1.Para o CNJ, o aperfeiçoamento da tecnologia acarreta mais celeridade na Justiça, aumento da disponibilidade de serviços ao cidadão, além de redução dos custos do Judiciário.

Avanço

Em nota, o TJ-BA informou que tem avançado em relação às colocações anteriores e que quase 60% dos tribunais estão em nível de maturidade satisfatório. No ano passado, a Corte baiana estava na 73ª posição no ranking geral. Já entre as cortes estaduais, saiu da 22ª para a 17ª. “A evolução traduz o empenho e o esforço conjunto do TJ-BA para o alcance de melhores resultados no ranking nacional”, diz. A nota ressalta ainda o crescimento do índice em dois anos, saltando de 0,43 em 2016 para 0,6 agora.

 

Por Luan Santos

Veja também

Deputado quer fiscalização de gastos em Itaipu não relacionados a energia elétrica

O deputado federal Padovani (União Brasil-PR) quer que a Comissão de Minas e Energia da …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!