Deputados do PT protocolaram nesta última quarta-feira (29) um requerimento na Câmara para que seja instaurada a CPI da cloroquina. A coleta das 171 assinaturas necessárias para que a Comissão tenha validade começa amanhã.
O objetivo é investigar “a superprodução, os custos da fabricação e critérios de distribuição da cloroquina e hidroxicloroquina pelo Governo Federal e Exército brasileiro no enfrentamento da COVID-19”, segundo o documento.
No requerimento, os parlamentarem destacam que, mesmo sem comprovação científica de que o medicamento é eficiente para com bater a covid-19, já foram produzidos cerca de 3 milhões de comprimidos pelo Exército.
Eles apontam também que a produção de cloroquina entre março em abril foi 84 vezes maior que a produção antes da covid-19 e enfatizam a propaganda que o presidente Jair Bolsonaro faz do produto.
O requerimento foi encaminhado à Câmara pelo deputado federal Rogério Correia (PT-MG) e tem como co-autores os deputados Jorge Solla (BA), Alencar Santana (SP), Arlindo Chinaglia (SP), Rosa Neide (MT) e Paulo Pimenta (RS).