O dia 12 de agosto, data do aniversário de 221 anos da Revolta dos Búzios ou Conjuração dos Alfaiates, foi lembrada no plenário da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) pelo deputado Jacó (PT) e pela deputada Fabíola Mansur (PSB).
As falas durante a sessão ordinária reverenciaram a memória dos mártires do levante investido de ideais libertários, os líderes João de Deus do Nascimento, Lucas Dantas de Amorim Torres, Manuel Faustino Santos Lira e Luis Gonzaga das Virgens e Veiga. Também exaltaram a iniciativa do Governo do Estado em dar visibilidade às heroínas negras que atuaram na revolta: Luiza Francisca, Lucrécia Maria, Domingas Maria, Ana Romana e Vivência Maria.
O movimento, como lembrou o parlamentar petista, ficou conhecido também como Conjuração Baiana e Revolta dos Alfaiates. “Além da independência, buscava a liberdade dos escravos e a igualdade racial e social. Foi a primeira manifestação libertária em que o povo teve protagonismo”, afirmou.
A socialista, que apresentou moção sobre o tema, disse em seu discurso que a revolta foi o primeiro movimento negro que constituiu a luta por ideais de igualdade, fraternidade e liberdade. “Precisamos comemorar esse levante centenário. Os revolucionários foram os primeiros deputados baianos”, considerou Fabíola, frisando que o Legislativo baiano já aprovou a criação de um memorial aos heróis da revolução e tem ainda em tramitação a proposta de instituir a Comenda da Liberdade Revolta dos Búzios.