segunda-feira 23 de dezembro de 2024
Foto: Reprodução/BBC
Home / Mundo / MUNDO / Deputados britânicos abrem CPI para apurar se Boris Johnson mentiu sobre “partygate”
sexta-feira 22 de abril de 2022 às 08:12h

Deputados britânicos abrem CPI para apurar se Boris Johnson mentiu sobre “partygate”

MUNDO, NOTÍCIAS


Os deputados britânicos aprovaram nesta última quinta-feira (21) conforme a Reuters, por consenso, a abertura de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para apurar se o primeiro-ministro conservador Boris Johnson mentiu para a Câmara, no âmbito do “partygate”, o escândalo sobre as várias festas organizadas em Downing Street durante o pior período da pandemia. A decisão coloca o premiê em uma situação política ainda mais delicada.

Muitos deputados da maioria conservadora estavam ausentes na apreciação da matéria na Câmara dos Comuns, nesta tarde. Os legisladores aprovaram, sem necessidade de votação, uma moção apresentada pela oposição para a abertura da investigação.

Os deputados querem saber se Johnson induziu conscientemente o Parlamento a interpretar de maneira equivocada as festas realizadas na sede do governo britânico, apesar das restrições em curso para controlar a disseminação da pandemia de Covid-19. Em um primeiro momento, o líder negou que suas equipes e ele próprio tivessem violado as medidas sanitárias em vigor.

A polícia, entretanto, aplicou uma multa ao premiê por desrespeito às regras impostas pelo governo. O caso coloca o primeiro-ministro sob pressão desde o início do ano – alguns deputados do seu Partido Conservador pedem a demissão de Johnson, que nesta quinta-feira estava em viagem oficial à Índia no momento da apreciação da moção em Londres.

Conservadores pedem demissão
Em um debate que precedeu a apreciação, o deputado conservador Steve Baker, uma das figuras da campanha a favor do Brexit, declarou que Johnson deveria pedir demissão. “Ele deveria ter partido há muito tempo”, afirmou Baker, alegando que “o show acabou” para o premiê.

Veja também

Foragido, cacique bolsonarista é preso na fronteira com a Argentina

Uma das figuras célebres dos movimentos de bolsonaristas que precederam os ataques de 8 de …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!