Os deputados federais Paulo Azi e Elmar Nascimento, ambos do DEM, criticaram a postura de parlamentares da oposição durante a tramitação da reforma da Previdência, aprovada nesta última quarta-feira (10) pela Câmara. Para eles, a estratégia adotada especialmente por integrantes de PT e PCdoB foi meramente destrutiva, sem apresentar alternativas.
“Ser a oposição não é ser absolutamente contra tudo e apostar no quanto pior, melhor. Ser oposição é oferecer alternativas em temas como este. E eu lhes pergunto: ao longo desses cinco meses de discussão na comissão especial, depois no plenário, até no ano passado quando a reforma foi debatida, qual foi a alternativa que a oposição apresentou para um desastre iminente que nós estamos a assistir?”, questionou Elmar, líder do partido na Câmara ao Bnews.
Para ele, ao contrário do que defende a oposição, a reforma protege os mais pobres. “Daqui a 10, 12, 15 anos a insolvência estaria batendo a porta dos brasileiros. E quem precisa de aposentadoria? Não é o rico. O rico compra gado, terra, investe em títulos de capitalização e se protege. Quem precisa de ter assegurada a Previdência, o acesso à aposentadoria e a proteção do estado é exatamente a população mais pobre”, ressalta.