sexta-feira 17 de setembro de 2021
Foto: AL-BA
Home / DESTAQUE / Deputados aprovam na AL-BA PEC que muda regras da previdência estadual
quarta-feira 16 de junho de 2021 às 17:51h

Deputados aprovam na AL-BA PEC que muda regras da previdência estadual

DESTAQUE, NOTÍCIAS


A Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) aprovou em sessão na tarde desta quarta-feira (16) a Proposta de Emenda Constitucional nº 163/2021, de autoria do Governo do Estado.

A PEC estabelece ajustes no texto da Reforma da Previdência Estadual, a Emenda Constitucional nº 26, aprovada pela Assembleia Legislativa em 2020.

Segundo o BNews, uma das alterações diz respeito ao cálculo da média das gratificações variáveis para servidores que se aposentam com integralidade – ou seja, com direito a ter seu benefício calculado com base na remuneração do cargo efetivo.

Com o texto da emenda atualmente em vigor, o cálculo é feito com base na média de todo o tempo em que o servidor recebeu a gratificação.

“Com a alteração, passará a ser observada apenas a média dos últimos dez anos, o que facilitará o cálculo e a concessão do benefício”, afirmou o superintendente de Previdência do Estado, Eduardo Matta, quando a nova PEC foi enviada para a Assembleia Legislativa, no dia 27 de maio.

Um dos fatores que levaram à elaboração da proposta, entretanto, teria sido sucessivas derrotas do governo baiano na Justiça, com imposição de multas diárias de alto valor, provocadas por falhas no texto anterior.

Em maio, a coluna Satélite, do jornal Correio*, informou que a gestão estadual não tem conseguido cumprir a regra por causa do tempo para calcular o benefício.

Conforme o regimento, a Proposta de Emenda Constitucional foi aprovada pelos deputados em votação em dois turnos.

Substituindo o deputado Sandro Régis (DEM) na liderança da bancada de oposição, Tiago Correia (PSDB) orientou voto favorável à PEC.

Veja também

Prefeito de Itabuna se reúne com autoridades de segurança para discutir estratégias de combate à criminalidade

Autoridades da segurança pública foram recebidas pelo prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), na terça-feira …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!