quarta-feira 25 de dezembro de 2024
Foto: Divulgação/AL-BA
Home / POLÍTICA / Deputados analisam na AL-BA propostas do governo do estado
sexta-feira 10 de abril de 2020 às 11:55h

Deputados analisam na AL-BA propostas do governo do estado

POLÍTICA


O governador Rui Costa (PT) enviou mensagem ao Poder Legislativo, esta semana, alterando a definição de “obrigação de pequeno valor”, no âmbito da administração pública estadual. O projeto de lei, que tramita na Casa desde o último dia 6 sob o número 23.814, se encontra em pauta aberta para análise e apresentação de emendas parlamentares. De acordo com o chefe do Poder Executivo, a “proposição tem por objetivo dar força ao cumprimento de prescrição da Constituição Federal acerca do regime específico para obrigações de pequeno valor, redefinindo-as”.

O projeto revoga a Lei 9.446/05, que define o teto para o pagamento pelo Estado de obrigações transitadas em julgado, sem que seja expedido precatório. A proposição revoga também a Lei 12.581, que definiu em 2012 o conceito de pequeno valor em 20 salários mínimos.

Na prática, o PL 23.814 reduz esse teto para dez salários mínimos, que devem ser pagos ao credor sem parcelamentos, nem fracionamentos por autor da ação. O prazo para a quitação é de 90 dias, a contar do recebimento. O projeto prevê ainda que todas as entidades da administração indireta do Estado deverão enviar os processos à Procuradoria Geral do Estado (PGE) dentro de cinco dias após haver recebido.

O Parágrafo 2º do Artigo 1º faculta “à parte exequente a renúncia ao crédito, no que exceder o valor estabelecido no caput deste artigo, para que possa optar pelo pagamento do saldo, sem a expedição de precatório”.

Ao revogar a Lei 9.446, a mensagem governamental também revoga o seu Art. 4º, que estabelecia a ordem cronológica de recebimento pela Secretaria da Fazenda (Sefaz), uma previsão que já está disposta no caput do Art. 100 da Constituição Federal.

Veja também

Haddad diz que impacto do pacote fiscal foi preservado no Congresso e defende rotina de revisão de gastos

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta sexta-feira (20) que o impacto do pacote …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!