A exclusão de forrozeiros baianos do Especial da Rede Globo, dedicado ao São João, a ser exibido no próximo sábado (20), foi criticado pelo deputado Robinson Almeida (PT). O parlamentar se solidarizou com os músicos baianos, por meio de moção apresentada na Assembleia Legislativa, contra a decisão da emissora carioca, que escolheu o pagodeiro Léo Santana como representante do ritmo no Estado.
“É uma falta de respeito com os artistas, com a cultura. Léo Santana é um excelente cantor, mas não representa o forró da Bahia. A decisão da Globo foi um grande erro e mostra o seu desprezo ou falta de conhecimento sobre nossa cultura nordestina”, afirmou o parlamentar, vice-líder do Governo do Estado na Assembleia Legislativa da Bahia.
“Como baiano, que também gosta do autêntico forró, fica registrada aqui minha indignação a decisão da Rede Globo e minha solidariedade aos forrozeiros legítimos que, todos os dias, todos os anos, trabalham arduamente para preservar nossas tradições e nossa cultura nordestina”, enfatizou o deputado, lembrando de artistas como Zelito Miranda, Targino Gondim e Léo Macedo da banda Estakazero, que não foram convidados a participar da live pela emissora.